São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novas ferramentas transformam browser em centro de busca eficiente

DA REPORTAGEM LOCAL

São mais de 11,5 bilhões de páginas na rede, de acordo com uma ferramenta de cálculo (www.worldwidewebsize.com) apresentada como tese de mestrado na Universidade de Tilburg, na Holanda. O mapa para explorar esse oceano informativo pode estar no seu navegador.
Se você está na página certa, mas não sabe onde está aquilo que procura, aperte Ctrl + F. No Firefox, uma caixa no canto inferior direito se abre, e a busca da palavra é simultânea à digitação.
No Explorer, uma janela se abre. A procura é feita de uma vez só, mas existe uma extensão, recomendada pela Microsoft, que copia a funcionalidade do rival (www.ieforge.com/InlineSearch).
O Ziptionary (www.ziptionary.com), para o IE, permite que o internauta selecione uma palavra ou expressão em uma página e, com um clique do botão direito, procure diretamente no dicionário da Wikipédia, na própria enciclopédia ou na internet.
Para o Firefox, existe a Googlepedia (addons.mozilla.org/en-US/firefox/addon/2517). Ao fazer uma busca no Google, você vê a Wikipédia na mesma página, no idioma selecionado no buscador.
Para terminar, uma extensão usada por mais de 3,5 milhões de pessoas -num sistema em que quantidade significa qualidade. O StumbleUpon (www.stumbleupon.com) é um recurso de recomendação com inteligência artificial que aprende com a comunidade. Veja no blog Circuito Integrado (www.folha.com.br/circuitointegrado) como aproveitar a ferramenta. (GVB)


Texto Anterior: Internet assiste à 2ª guerra dos browsers
Próximo Texto: Pacotão: IE7Pro aumenta segurança e traz corretor de textos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.