São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Multifuncional imprime até fotos

LANÇAMENTO > A1017 produz impressões de boa qualidade, mas falha na ligação direta com câmera

SARITA MAZZINI BRUSCHI
VINICIUS CANTO XAVIER
PEDRO PAULO BALAGE FILHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A impressora multifuncional A1017 marca a entrada da Positivo Informática na área de impressoras. Voltada para o mercado de pequenas empresas e usuários domésticos, reúne as funções de impressora, digitalizadora (scanner) e copiadora, podendo ser usada mesmo sem estar ligada a um micro.
Ela utiliza a tecnologia jato de tinta, possui interface USB para se conectar ao computador e oferece uma porta USB frontal para permitir impressão diretamente de uma câmera fotográfica digital com os padrões PictBrigde ou DPOF.
A impressora testada desempenhou bem as funções anunciadas. A qualidade de impressão é muito boa, embora a qualidade de digitalização tenha se mostrado inferior ao esperado.
Seu design é moderno e diferenciado. Um item que chama a atenção é a presença de duas "antenas" transparentes para suporte do papel que dão charme ao equipamento.
O painel frontal possui botões que facilitam a operação da impressora. Mas esses botões contêm apenas ícones, tornando seu uso não tão intuitivo e exigindo uma leitura mais detalhada do guia de referência.
A impressão é bem rápida e está de acordo com a velocidade de uma impressora jato de tinta atual. Caso o usuário queira, pode adquirir separadamente cartuchos de tinta e papel especial para fotos.
Além dos cartuchos padrão de 11 ml, há no mercado cartuchos de alta capacidade, com 20 ml, que têm preço mais baixo por ml de tinta. Mas o preço do cartucho por ml é mais alto que o dos concorrentes.
Acompanham a impressora dois cabos de energia, um guia rápido de referência e dois CDs de instalação, um para Windows e outro para Macintosh. Sentimos falta de um CD de instalação para Linux, já que vários dos computadores populares à venda no mercado trazem esse sistema operacional.
Também sentimos falta de um cabo USB, que é indispensável para conexão da impressora ao computador.
No Windows XP e 2003, a instalação ocorreu sem problemas, sendo bem fácil e intuitiva. Mas encontramos problemas ao tentar utilizar a impressora com o Windows Vista.
O CD de instalação fornecido com o produto não possui os drivers para instalação no Vista. Contudo, no site da Positivo Informática, os drivers estão disponíveis para download. Há também versão para Linux.
Uma das dificuldades encontradas para impressão em todas as instalações foi a configuração padrão da impressora para o tipo de papel Letter, menos utilizado no Brasil. Essa opção deve ser manualmente alterada nas preferências da impressora para o tipo A4, mais usado.
Um dos recursos mais interessantes do equipamento é a possibilidade de impressão de fotos diretamente da máquina fotográfica digital (PictBridge). A tecnologia, que existe desde 2005, já está incluída em muitos modelos de câmeras digitais presentes no mercado.
Nos testes, não foi possível a impressão de fotos a partir de dispositivos de armazenamento removível sem sistema PictBridge. Apesar de ser essa uma funcionalidade declarada, a impressora não respondeu aos comandos dados pelo painel, travando em algumas situações.
Também encontramos um pequeno erro na função de digitalização de documentos. Embora nas especificações da impressora estejam previstas resoluções de até 600x1.200 dpi, o máximo que conseguimos chegar com a impressora foi 600x600 dpi.
A digitalização de documentos em altas resoluções (acima de 1.200 dpi) só está disponível quando o usuário escolhe a opção de digitalização em preto-e-branco.


SARITA MAZZINI BRUSCHI é doutora em ciências de computação e matemática computacional e professora do Departamento de Sistemas de Computação do ICMC-USP. VINICIUS CANTO XAVIER e PEDRO PAULO BALAGE FILHO são integrantes do Grupo PET Computação e alunos do curso de ciências de computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP de São Carlos.


Texto Anterior: Sem anúncio: Extensão gratuita bloqueia propaganda
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Controle as maiúsculas no Word
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.