São Paulo, quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

multimídia

Adobe terá loja de vídeos on-line

Tocador da empresa, em fase de testes, exibe filmes em formato maior que sites de compartilhamento

CAMILA RODRIGUES
DA REPORTAGEM LOCAL

Parece o YouTube, mas com uma tela maior e a capacidade de ser acessado off-line. O Adobe Media Player, disponível para testes desde a semana passada no site labs.adobe.com/downloads/mediaplayer.html, é um exibidor de vídeos em streaming (transmissão em que os filmes são carregados a partir da internet em vez de ficarem dentro do PC) que vêm de diversas fontes.
Conforme diz o site da Adobe, o tocador "está em fase de teste para experiência do usuário e para que produtores de conteúdo verifiquem sua compatibilidade com feeds RSS que contenham Flash Vídeo".
Segundo a empresa, deverá ser lançada uma loja de conteúdo on-line parecida com o iTunes, mas com arquivos no formato proprietário da Adobe. Ainda não há data para a abertura da loja.
Hoje, podem ser encontrados vídeos gratuitos (em inglês) divididos em gêneros como animação, negócios e tecnologia educacional, que são distribuídos por nove redes de uso gratuito: Better.tv, blip.tv, CBS, Fora.tv, Motionbox, MyToons.com, PBS, Revision3 e StimTV.
Em teste, foi possível encontrar desde vídeos de um minuto até uma discussão sobre perspectivas regionais da Coréia do Norte, no canal Fora.tv, com duração de 1h13.
Apesar de ter uma tela maior, nem sempre a resolução do conteúdo disponível é adequada; a distorção pode aumentar quando se clica em "watch full screen" (assistir em tela cheia). Se você gostar dos vídeos, pode adicioná-los como favoritos para assistir novamente ou fazer o download (daqueles que são permitidos).
Além desses atributos, ele é leve (o soft tem menos de 1 Mbyte) e seu layout é bonito.

60 mi
é o número de visualizações do vídeo "Evolution of Dance", o mais visto no YouTube. O filme mostra performance do humorista Judson Laipply em um "pot-pourri" de coreografias


Texto Anterior: Boas jogadas
Próximo Texto: YouTube promove festival global de curtas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.