São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Navegador GPS vem com TV digital

MULTIUSO >> Modelo da TELE System tem tela de 4,3 polegadas sensível ao toque; quando usada em movimento, TV engasga

DA REPORTAGEM LOCAL

Já abarrotado, o mercado de navegadores GPS tem poucos aparelhos que destoam da multidão. Quase todos contam com joguinhos e recursos de exibição de fotos e reprodução de música e vídeo.
Mas o TS 4300 PND, da TELE System Electronic, tem uma característica que o diferencia dos demais: além de navegador GPS, serve como televisão digital portátil.

Navegação GPS
No modo de navegação GPS, o aparelho levou pouco tempo -menos de um minuto- para captar o sinal dos satélites.
Os comandos de voz são reproduzidos com clareza e volume adequado.
Em geral, o navegador apontou trajetos bons tanto em áreas familiares à reportagem quanto em regiões menos conhecidas por ela.
Sensível ao toque, a tela responde bem aos comandos. As teclas do teclado virtual QWERTY têm tamanho adequado, permitindo uma digitação tranqüila dos nomes e dos números das vias.
Além dos acessórios básicos -suporte com sistema de sucção, berço, adaptador DC/DC (para carro), adaptador AC/DC (para carregar o aparelho na tomada), o TS 4300 PND conta ainda com fone de ouvido e cartão SD. O intercâmbio de arquivos com o computador é feito por meio de um cabo USB, incluído no kit.

Televisão digital
De bom tamanho, a tela de 4,3 polegadas é widescreen (formato retangular acentuado), com proporção de 16:9. Assim, a imagem de emissoras que transmitem programação nesse formato ocupa a tela inteira. Quando o padrão adotado é o tradicional 4:3, porém, sobram faixas pretas nas laterais da tela.
A Folha conseguiu assistir a canais como Globo, SBT, Record, RedeTV! e MTV.
Quando usada em um carro em movimento, a função de TV digital sofre perdas de sinal e alguns engasgos. Além disso, o aplicativo travou com certa freqüência. A única solução encontrada foi desligar o aparelho e ligá-lo novamente.
A qualidade da imagem é boa, na medida do possível permitido pelo padrão 1Seg, de baixa definição, desenvolvido para dispositivos móveis.
O preço sugerido é alto: R$ 1.999. (RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Veja dicas que orientam como criar DVD virtual
Próximo Texto: Usuário pode gravar instruções
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.