São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

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tecnologia

Apple lança novo iPhone, com 3G e GPS

SMARTPHONE >> Acesso a redes mais rápidas, suporte ao Microsoft Exchange e preço mais baixo são as grandes atrações

EMERSON KIMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A grande tela no palco da Worldwide Developers Conference (WWDC) 2008 da Apple, na segunda-feira, em San Francisco (EUA), mostrava um bolo de aniversário. Pois faltam apenas algumas semanas para "o primeiro aniversário do iPhone", como anunciou Steve Jobs.
O presente já era esperado por muitos: a nova versão do aparelho, com recursos como acesso a redes 3G -que possibilitam maior velocidade na transferência de dados- e navegação por GPS.
A apresentação de Jobs contou com um slide que listava cinco tópicos: 3G, suporte a empresas, aplicativos de terceiros, mais países e mais barato. São alguns dos principais alvos de reclamações a respeito do iPhone original. Jobs referiu-se a eles como "desafios" -agora, superados: "Aprendemos tanto com o primeiro iPhone. Pegamos tudo o que aprendemos e mais e criamos o iPhone 3G."
Com tela igual à original (3,5 polegadas), agora a parte de trás é de plástico preto ou branco, e as bordas são mais finas.
Para carregar o site da "National Geographic", o iPhone em rede 3G levou 21 segundos -contra 59 segundos em Edge, como a do iPhone original, e quase tão rápido quanto em Wi-Fi (17 segundos).
O suporte a empresas, segundo item da lista de "desafios", é alcançado com a compatibilidade com o Microsoft Exchange e o VPN seguro, recursos muito utilizados no mundo corporativo. O kit de desenvolvimento permite a criação de programas por terceiros.
O iPhone 3G deve chegar a 70 países ainda neste ano -um salto e tanto em relação aos seis atuais. Inicialmente, será vendido a partir do próximo dia 11 em 22 países. No Brasil, deverá ser oferecido pela Claro.
O preço -provavelmente a maior barreira para a compra do iPhone- será relativamente baixo: US$ 199 para a versão de 8 Gbytes e US$ 299 para a de 16 Gbytes. Hoje o preço da versão original é de US$ 399 -ela foi lançada por US$ 599.

Mercado
"Quero um iPod". Essa frase passou na mente de muitos consumidores nos últimos anos, mas grande parte deles optou por outros modelos, a alavancar o mercado de tocadores de mídia portáteis.
Algo semelhante pode estar a ocorrer com o iPhone e o consumo de smartphones. Segundo a Gartner, 32,2 milhões de unidades foram vendidas no mundo no primeiro trimestre deste ano -um crescimento de 29,3% em relação ao mesmo período de 2007.
A líder de vendas no segmento é a Nokia, com 45% do mercado mundial, seguido pela RIM, fabricante do BlackBerry, com 13,4%, e pela Apple, com 5,3%. O salto na venda das duas primeiras foi significativo: a RIM vendeu 107,3% a mais, enquanto a Nokia viu seus números saltarem 25,3%.
"O que o iPhone fez foi tornar legal usar smartphones", disse Ramon Llamas, analista da IDC, para a Wired.com.
Com isso, as vendas do setor crescem, e os concorrentes lançam modelos cada vez mais sofisticados -e parecidos. O Samsung i900 Omnia -anunciado no mesmo dia do iPhone 3G, com poucas horas de antecedência- e o HTC Touch Diamond, por exemplo, são comparados ao aparelho da Apple por suas grandes telas sensíveis ao toque, que buscam oferecer uma interface mais intuitiva.


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