São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Acrobat.com tem editor de texto e de PDF

PACOTE ADOBE >> Serviço gratuito e on-line também oferece disco rígido virtual de 5 Gbytes e sala para videoconferência

DA REPORTAGEM LOCAL

A interface simples, com cinco botões grandes sobre uma tela preta, convida a entrar nos novos recursos lançados pela Adobe na semana passada.
O site Acrobat.com tem um editor de textos (BuzzWord, adquirido em outubro do ano passado), um editor de PDFs, uma sala de reuniões (com videoconferência, chamada por telefone e possibilidade de controle remoto do computador) e dois gerenciadores de arquivos: um para trocar conteúdo com outros usuários e um para guardar seus dados on-line.
Para acessar os recursos, é preciso ter instalado o Flash e possuir uma conta gratuita.

BuzzWord
O editor de textos é simples: possui apenas quatro itens no menu, em inglês, durante a edição do documento.
No menu Document, você pode criar um novo documento, importá-lo ou exportá-lo.
Importar significa pegar um arquivo do seu disco rígido -em formatos compatíveis com o Microsoft Word 2003 e outros- e editar no ambiente virtual. A importação foi feita corretamente nos testes, sem perder padronizações.
Ele ficará armazenado entre seus arquivos on-line e poderá ser dividido (Share, no menu) com outros internautas. É possível permitir que outras pessoas apenas leiam o documento e façam anotações (que não aparecem na impressão) ou trabalhem como co-autores, que podem mexer no texto.
Depois de escolher Share, selecionar os e-mails dos convidados e estabelecer as permissões, uma mensagem é enviada de dentro do programa para os convidados.
A opção Export permite fazer o download do documento, para que uma cópia fique no disco do usuário. O arquivo pode ser baixado em versões compatíveis com o Word ou em PDF, entre outras opções.
No disco on-line, de acordo com o gerente de desenvolvimento de negócios da Adobe Systems do Brasil, Marcos Scheidegger, o conteúdo do usuário fica guardado de forma redundante nos servidores da empresa, ou seja, em mais de um computador.
O gerenciamento dos arquivos gravados é superior ao dos editores comuns: é possível ver a listagem por data de edição, tamanho do arquivo ou ordem alfabética, entre outras opções.

Falta de recursos
O editor de textos não conta com muitos recursos; por exemplo, não é possível justificar o texto (apenas alinhá-lo à direita, à esquerda ou ao centro) e faltam fontes populares, como Times New Roman.
Além disso, a correção ortográfica é feita no idioma inglês. É possível dizer que uma palavra está sempre certa e, a partir de então, o corretor passa a sugeri-la quando encontra termos com grafia semelhantes.
Durante os testes, outros bugs foram notados -o programa está em fase beta (de testes). Por exemplo, um e-mail enviado com convite para compartilhamento não chegou ao destinatário.
O programa também não tem suporte para os formatos abertos usados pelo OpenOffice, por exemplo. (GVB)


Texto Anterior: Pequeno, Palm Centro conta com bons recursos
Próximo Texto: Evite restrição do espaço em disco gratuito
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.