São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Premiado, Zoho tem muitos aplicativos

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem uma empresa gigante por trás, a suíte on-line Zoho é uma das mais completas em número de programas e funcionalidades.
Tanto que em 2007 recebeu um Webware na categoria produtividade, premiação importante na área de aplicativos para a internet, e foi apontada como uma das cem melhores tecnologias deste ano pela "PC World".
Para usar um dos aplicativos, é preciso ter uma conta. O cadastro no Google ou no Yahoo! pode ser usado.
O cardápio de arquivos aceitos do disco do usuário é bem variado: além dos formatos tradicionais, ele aceita padrões abertos e arquivos por e-mail. Ao clicar na opção Import, aparece o endereço para enviar arquivos por correio eletrônico.
Apesar de não existir opção de menus em português, é possível usar o corretor ortográfico no idioma. Clique no menu Options (na parte cinza, sobre o menu do texto) e em Language. Vá ao índice Spellcheck Language e selecione Portuguese(BR).
Além de exportado em formatos como PDF, ODT ou para o Word (que significa fazer o download para a máquina; a função salvar grava uma cópia do arquivo só no drive virtual), o documento pode ser publicado diretamente em um blog ou colocado em uma página da internet em um link aberto. Essas opções estão em Publish.
Para que outras pessoas possam editar o documento no ambiente do Zoho, selecione a opção Share e envie e-mails para os convidados, escolhendo o que eles podem ou não fazer.

Bugs
Pequenos erros acontecem com mais freqüência do que em programas instalados normalmente. Por exemplo, falha ao gravar o documento sem qualquer mensagem de erro, ou janelas com mensagens que não possuem o botão de fechar.
Um problema mais grave aconteceu na hora de copiar e colar trechos de texto do ambiente do Zoho ou de outro lugar para usar no aplicativo. Usar as teclas de atalho (Ctrl + V) dá um resultado diferente do botão direito do mouse.

Sem padronização
Depois de entrar no ambiente do Zoho, é fácil usar as outras aplicações disponíveis. No Writer, basta entrar em Switch to e escolher outro programa.
É notável a falta de padronização. Alguns programas, por exemplo, já estão em português do Brasil (o Show, por exemplo, para apresentações tipo PowerPoint) e o Sheet, de planilha -ainda não totalmente traduzido.
Só que o Sheet, ao abrir em português, traduz o nome das outras aplicações. Para acessar o Writer de novo, é preciso selecionar Escritor, ainda que ele continue em inglês.
Outro problema do gênero: no editor de texto, o menu com opções para mudar o idioma é o Options. No Sheet, é o Settings. Ou seja, como ocorre em outros casos, menus semelhantes receberam dois nomes dentro da mesma suíte. (GVB)


Texto Anterior: Sala permite acesso de longe ao micro
Próximo Texto: Reportagem de capa: Google Docs é simples, mas funcional
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.