São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

experiência

Escritora aponta "barca furada" na rede

DA REUTERS

Quando Jane Coloccia decidiu descobrir sua alma gêmea pela internet, não tinha idéia de que oito anos e 200 encontros mais tarde acabaria por se tornar uma especialista no assunto, tendo escrito um livro e criado um curso para identificar as armadilhas do amor on-line.
Coloccia, hoje com 45 anos, morava em Mahnattan e enfrentava dificuldades para encontrar homens solteiros e heterossexuais quando uma de suas amigas conheceu um parceiro pela internet e casou-se. A futura escritora resolveu dar uma chance para a estratégia.
Nos anos seguintes, Coloccia viu-se cercada de e-mails e torpedos de homens atenciosos, alguns lhe dizendo que a achavam bonita, outros mentindo sobre sua idade, seu peso, seu cabelo e seu estado civil. Um deles acabou por tornar-se terapeuta dela.
Descobrindo ao longo do caminho formas de identificar os mentirosos, Coloccia escreveu um livro, "Confessions of an Online Dating Addict: A True Account of Dating and Relating in the Internet Age" (confissões de uma viciada em encontros amorosos on-line: um relato verdadeiro sobre encontros e relacionamentos na era da internet), em que descreve as vantagens e desvantagens -além do vício- envolvidos nos encontros via internet.
"Eu saía com três ou quatro homens por semana. Em um domingo, eu tinha três encontros -um no café-da-manhã, um no almoço e um no jantar", afirmou. "Isso seduz muito a gente e é legal abrir um e-mail e ver alguém dizendo que você é bonita e que quer conhecer você."
O setor de encontros amorosos via internet registrou um crescimento estrondoso, e a tendência de expansão deve perdurar. Dados da empresa de análise de mercado Jupiter Research mostram que o faturamento desse setor quase dobrou nos últimos três anos, atingindo a cifra de US$ 1,04 bilhão, apenas nos EUA. E deve crescer 16% ao ano até 2012.

Namoro ou amizade?
Coloccia contou que, inicialmente, ficou apreensiva diante da idéia de encontrar-se com homens os quais conhecia apenas on-line. Os homens casados, por exemplo, tendiam a não colocar fotos de si mesmos nos sites, preferiam dar o número de seus celulares e costumavam mandar mensagens instantâneas tarde da noite.
Alguns dos candidatos queriam apenas se divertir por uma noite. Outros colocavam fotografias antigas, nas quais tinham menos peso e mais cabelo.
Ela aconselha os interessados a realmente questionar o parceiro em potencial antes do primeiro encontro e a ler o perfil dele com atenção. Coloccia diz ainda que os sites amorosos que não cobram taxa nenhuma devem ser evitados.
"Descubra por que as pessoas estão ali. As pessoas recorrem à internet devido a uma série de fatores -algumas estão solitárias, outras desejam somente enviar mensagens instantâneas, outras querem fazer amigos, casar-se ou ter sexo. Mas essa não será uma experiência verdadeira se a pessoa não estiver preparada para sair de trás do computador."


Tradução de RODRIGO CAMPOS CASTRO


Texto Anterior: Sorte: Site Meus Três Desejos recebe pedidos inusitados
Próximo Texto: Quadrlog
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.