São Paulo, quarta-feira, 11 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Consumo

Sacuda a poeira

Saiba quais são os cuidados básicos de limpeza para preservar o seu computador

KÁTIA ARIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Manipulado intensamente, no escritório ou em casa, o computador fica sujo com facilidade. Exposto à poeira, queda de líquidos e partículas, ele exige cuidados especiais para ficar com uma boa aparência sem sofrer danos.
Não faltam estudos que apontam o computador com um dos objetos mais sujos. Numa pesquisa da Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro, o teclado do PC levou a medalha de bronze em número de bactérias, atrás apenas das notas de dinheiro e do telefone público.
Trabalho semelhante foi realizado na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que concluiu que teclado e mouse também trazem mais germes que o vaso sanitário.
Segundo os especialistas, as bactérias presentes podem causar doenças como alergias, febres e náusea.
Mas, antes de começar faxina, cuidado: é preciso desconectar o PC da tomada elétrica e, no caso dos notebooks, remover as baterias.
Para limpar o gabinete, o monitor e o teclado externamente, a fabricante de computadores Dell recomenda usar um pano úmido que não solte fiapos. É importante não encharcar o pano, para evitar que a umidade penetre no equipamento.
Líquidos utilizados para limpeza comum não devem ser aplicados em nenhuma parte do computador, segundo a Dell. Deve-se confiar apenas em produtos fabricados especialmente para o computador.
A empresa de eletrônicos Philips lançou recentemente seu kit de limpeza para computadores, que inclui um escova para limpeza de teclado e um gel para telas de monitores LCD ou CRT, para remover resíduos e manchas e criar uma película protetora.
Outro item do kit é um limpador de lentes do tocador/gravador de CD e DVDs. Segundo a empresa, manter as lentes limpas é importante para evitar o erro de leitura das faixas.
Mas as fabricantes divergem quanto à limpeza. A HP sugere que os clientes evitem passar líquidos no computador.
"Flanelas, escovas e aspiradores podem ajudar na limpeza", afirma Dante Avanzi, gerente de desktop para consumidor da HP.
O diretor-geral da Atera, Itamar Coutinho, sugere o uso de álcool isopropílico para limpeza do computador. "Pode ser comprado em farmácias e tira a sujeira sem danificar o equipamento", afirma. A empresa é uma assistência técnica não-autorizada e faz manutenção de cerca 200 PCs de diversas marcas mensalmente.
Avanzi, da HP, faz questão de enfatizar: é melhor prevenir do que remediar. Por isso, nada de beber ou comer perto do computador.
A tela do monitor não deve ser tocada com as digitais, ensina Avanzi. "Não só porque suja, mas também porque pode danificar os pixels", explica.
E, quando o computador estiver desligado, é recomendável protegê-lo com capas plásticas. Na hora de utilizá-los, retire a proteção, para evitar o superaquecimento do PC.

Celulares
Companheiros inseparáveis das pessoas, os celulares também estão expostos à sujeira. A Nokia orienta a fazer a limpeza somente com um pano seco.
E, ao contrário do que se imagina, as capinhas protetoras não são recomendadas pela fabricante, pois podem causar acúmulo de poeira e algum dano ao aparelho.


Texto Anterior: Nova E3 antecipa a safra eletrônica
Próximo Texto: Memory Stick M2
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.