São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INTERNET

Explode oferta de acesso gratuito no Brasil

ADRIANA LUTFI
da Reportagem Local

O acesso gratuito à Internet mal começa no Brasil e já vira febre e tema de guerra comercial. Logo depois de o Unibanco anunciar, para a segunda quinzena deste mês, o acesso ilimitado e gratuito para seus clientes, foram lançados, no domingo, o BRfree (www.brfree.com.br) e o iG (www.ig.com.br).
O BRfree dá acesso em Minas e vai atuar em São Paulo e no Rio a partir do dia 15. O iG é fruto de uma parceria entre os grupos GP Investimentos e Opportunity. Bancos como Bradesco e Banco do Brasil também têm o serviço.
Os provedores tradicionais reagiram rapidamente. Sexta-feira, a entidade que os representa manifestou seu protesto contra o que chama de "concorrência desleal".
Mas os internautas parecem não ligar. O iG divulgou ter registrado 8.000 assinantes até o meio-dia de segunda-feira.
Entre os bancos, o Unibanco oferece acesso ilimitado, enquanto a promoção do Bradesco é de pelo menos 20 horas por mês. O Banco do Brasil dá cinco horas. Os dois primeiros utilizam a rede IP da Telefônica (estrutura de telefonia que se liga à Embratel). Já o Banco do Brasil faz parceria com provedores para que eles ofereçam o serviço gratuitamente a clientes. Só correntistas têm direito ao serviço.
A instalação dos serviços também é imediata, sem a necessidade de um kit de instalação. A velocidade é a mesma da de um provedor comum: cerca de 56 Kbps.
Os bancos afirmam que o objetivo é estimular o uso de serviços de home banking e de produtos criados para comércio eletrônico, como o e-card, do Unibanco.
"Estamos abrindo o mercado de Internet", afirma Plínio Patrão, superintendente de Internet do Unibanco. Raphael Mandarino, presidente da Associação Nacional dos Usuários de Internet pede atenção: "Nenhum serviço bancário é realmente gratuito".
Para esquentar ainda mais o cenário do acesso gratuito, o provedor gaúcho Livre Acesso (www.livreacesso.com.br) oferece acesso ilimitado por R$ 60 ao ano.



Texto Anterior: Corel oferece "CorelDraw" de graça
Próximo Texto: "Telefônica infringe a lei"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.