São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TENDÊNCIA

EUA terão acesso gratuito em banda larga

da Reportagem Local

Está marcado para abril deste ano, nos Estados Unidos, o início de um serviço que parecia impossível: Internet de alta velocidade de graça.
O provedor norte-americano FreeDSL está com inscrições abertas em seu site (www.freedsl.com) para usuários interessados na novidade. O acesso será feito com a tecnologia ADSL, uma linha telefônica que deixa o computador ligado 24 horas por dia à rede a uma velocidade de cerca de 256 Kbps.
O acesso gratuito à Internet já existe nos Estados Unidos, mas utilizando linhas telefônicas comuns. O provedor NetZero (www.netzero.com.br) é um dos mais famosos no serviço. O grupo Broadband Digital Group, que criou o FreeDSL, afirma ser possível sustentar o serviço com publicidade, já que os anúncios em banda larga utilizam recursos de áudio e vídeo e, por isso, são mais caros.
O internauta que assinar o serviço poderá se chatear com um detalhe: a quantidade de anúncios, que será muito maior do que a que está acostumado.
O instituto de pesquisas IDC (International Data Corporation), em recente relatório sobre a Internet no ano 2000, considera o comércio eletrônico o grande motivador da Internet gratuita: "Se um consumidor não paga para ir até o shopping, por que deve pagar para comprar via Internet?", diz o relatório.
O acesso à Internet por pagers e palmtops também será gratuito ainda neste ano, segundo a pesquisa do IDC.


Texto Anterior: Provedor dos EUA vai atuar no país
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Dicas para evitar pirataria em softs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.