São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANAL ABERTO José Antonio Ramalho

Dicas para evitar pirataria em softs

 "Trabalho em uma empresa onde todos os softwares são originais. Instalei por conta própria o "WinZip", obtido por download em meu computador. O uso desse software pode ser considerado pirataria, mesmo sendo adquirido gratuitamente?"
Marcio
(e-mail)

Resposta
É muito importante observar, ao fazer um download na Internet, se o software é freeware, ou seja, totalmente grátis, ou shareware. Essa última categoria não significa que o programa seja gratuito. Pode ser testado por um tempo determinado pelo autor.
No caso dessa última categoria, alguns programas simplesmente param de funcionar depois do prazo de testes, que normalmente varia de 15 a 45 dias.
Outros programas continuam a funcionar exibindo mensagens de lembrete de que você excedeu o prazo de avaliação e, portanto, deve comprar o produto ou deixar de utilizá-lo.
O "WinZip" se enquadra nessa categoria. Depois do período de avaliação, você passa a usar um software de forma ilegal.
Sempre leia o contrato (agreement) de cessão. Normalmente ele aparece no início da instalação ou na primeira vez em que o programa é usado.



Correspondência

E-mail: canalaberto@uol.com.br
Fax: 0/xx/11/223-1644
Correio: cartas para Folha Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º and. CEP 01202-900, São Paulo - SP




Texto Anterior: EUA terão acesso gratuito em banda larga
Próximo Texto: O recurso de cópia oculta
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.