São Paulo, Quarta-feira, 12 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTRETENIMENTO

Dispute jogos de graça usando a Internet

ÁTILA VITAL CAVALCANTE
da Reportagem Local

Games que permitem que vários jogadores disputem partidas juntos -como "Quake", com carga de violência extrema, e "F-22 Raptor", simulação de vôo cujo objetivo é abater inimigos- têm a desvantagem de exigir do interessado a compra de um CD do jogo antes de cair na rede.
Mas a auto-suficiente Internet possui milhares de sites com jogos alternativos que dispensam o gasto extra.
No UOL (www.uol.com.br/jogos), por exemplo, pode-se brincar com joguinhos mais simples, como o conhecido "Tetris". Também dá para usar um quebra-cabeça em que o objetivo é formar uma foto da modelo norte-americana Cindy Crawford.
Segundo Fábio Pancheri, editor de games do UOL, a área será aumentada e aperfeiçoada, e os resultados poderão ser observados em breve.
O Zaz (www.zaz.com.br/games) oferece algumas opções em "Java" (linguagem de programação), como "Jogo da Velha" e "Gelada", de um pinguim.
Para brincar com alguns jogos, é preciso fazer download dos plug-ins "Shockwave Flash" (para exibir animações) e "Shockwave" (para os jogos que utilizam essa linguagem), em www.macromedia.com.
A transferência demora cerca de 20 minutos com um modem de 33,6 Kbps.
Depois de baixar os plug-ins, você pode testá-los no próprio site do "Shockwave" (www.shockwave.com). Os jogos são verdadeiros desenhos animados. Para tirar a prova, um conselho é ver as duas versões de "South Park" (o seriado dos EUA) disponíveis. O site tem mais de 50 títulos, divididos em seis categorias, como aventura e esportes.
Outro com várias opções é o www.jars.com, que dispõe de mais de 6.100 jogos, dos quais quase 5.700 em "Java".
Os fãs de simuladores não podem perder "SimCity Live" (www.simcity.com), versão reduzida do original. Para jogar, clique em "SimCity Classic" (única versão disponível para jogo on line) e registre-se.
Durante o jogo é possível conversar com jogadores num chat (a sessão de bate-papo aparece em metade da tela). Se quiser parar e continuar depois do mesmo estágio, é fácil: basta clicar em "Save" (para gravar no micro) e depois carregar ("Load").
De olho nesse mercado, a Electronic Arts (www.ea.com), em parceria com a AOL, prevê o lançamento de um portal com mais de 600 jogos em julho para os norte-americanos, segundo Bertrand Caudron, presidente da EA do Brasil. Sobre a criação de um site semelhante aqui, a EA está à procura de um provedor com a estrutura necessária.
A Microsoft já possui dois portais nesse estilo, o www.zone.com e o www.microsoft.com/games. Segundo a gerente de marketing da empresa no Brasil, ambos têm cerca de 50 milhões de usuários registrados e mais de 50 mil visitas diárias. Uma curiosidade: o game mais procurado é o "Stades", um simples jogo de cartas.


Texto Anterior: Versão antiga de navegador deve ser atualizada
Próximo Texto: Veja games para micros de mão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.