UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

iMovie 3 facilita montagem de filmes no Macintosh, mas apresenta lentidão; Microsoft lança similar para PC

Programa para editar vídeo ganha recursos

Reprodução
Tela do iMovie 3, novo programa para editar filmes no Macintosh


BRUNO GARATTONI
DA REPORTAGEM LOCAL

Como parte do pacote de programas multimídia iLife (www.apple.com/ilife), a Apple lançou recentemente uma versão atualizada do iMovie, programa para edição amadora de vídeo no Macintosh. Compatível com o sistema operacional Mac OS X 10.1.5 ou posterior, o iMovie 3 é gratuito (para baixá-lo, clique em System Preferences, Software Update e Check Now ou acesse www.apple.com/imovie), mas seu arquivo de instalação é gigantesco: 81,8 Mbytes, o que exige aproximadamente quatro horas de download em linha discada.
Ao abrir o iMovie 3, uma surpresa: o programa exige que o monitor esteja ajustado para a resolução de 1.024x768 pontos.
No iMac G3 de 450 MHz usado durante os testes, isso teve uma consequência ruim -a taxa de atualização (refresh rate) da tela caiu de 95 Hz para 75 Hz, causando efeito de cintilação (flicker).
Além de continuar fácil de usar, o iMovie 3 traz recursos que não existiam na versão anterior, como novos efeitos visuais -são 18 tipos ao todo- e melhor integração com os programas iPhoto (de edição fotográfica) e iDVD (para gravar DVDs). Se o vídeo for gravado num DVD, por exemplo, é possível delimitar capítulos (marcadores reconhecidos pelos toca-DVDs) diretamente a partir do iMovie 3. O usuário também pode acrescentar títulos (34 tipos).
O controle de áudio melhorou: há três pistas, sendo que músicas podem ser ajustadas (fade out) para casar com a pista de vídeo.
A maior parte dos efeitos, títulos e transições apresenta bom gosto, mas sua utilização esbarra num problema crônico: no iMac G3 empregado nos testes, o iMovie 3 é extremamente lento. O soft frequentemente pára de responder, mesmo que o filme do usuário seja bastante simples -uma pista de áudio adicional ou duas fotos já sufocam o programa.
A Apple recomenda que o micro tenha 256 Mbytes de memória RAM (mais do que os 192 Mbytes presentes no iMac de testes), mas, a exemplo do ocorrido com o programa iPhoto, o problema está ligado ao consumo de processamento, não à memória.

Windows
Recentemente, a Microsoft lançou a versão final do Windows Movie Maker 2, soft de edição de filmes compatível com o Windows XP (até então só disponível em versão de testes).
Para baixar o programa, que é gratuito, visite www.microsoft.com/windowsxp/
moviemaker/downloads/moviemaker2.asp
(11,9 Mbytes).
O destaque do Movie Maker é sua interface, ainda mais simples que a do iMovie 3: na coluna Movie Tasks, há 14 links que ativam as principais funções do programa (gravar vídeo em CD ou enviá-lo por e-mail, por exemplo).


Próximo Texto: Globo promete exibir 50 mil vídeos on-line
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.