UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ON-LINE

Iraque é alvo de análise na rede

HELOISA HELENA LUPINACCI
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os líderes dos principais países do mundo discutem a possibilidade de uma guerra no Iraque. A maioria se opõe às ações de Bush. Esses acontecimentos tornaram os últimos tempos tensos para quem se interessa por política internacional. A preocupação gerou reflexos na rede: internautas se manifestam, aguardam notícias e conhecem a história de países e de conflitos internacionais.

Notícias
Cada passo dado por um inspetor da ONU no Iraque está relatado no site de notícias da organização, o www.un.org/News. O lado iraquiano da história está contado no site www.iraqi-mission.org.
EUA e Inglaterra são os principais entusiastas dos ataques. Arquivos de reportagens sobre o assunto nesses países podem ser lidos nos sites do jornal inglês "The Guardian" (www.guardian.co.uk/Iraq/archive/
0,8886,423098,00.html
) e do norte-americano "The New York Times" (www.nytimes.com/pages/world/worldspecial). A rede de televisão CNN traz especial sobre o assunto em www.cnn.com/SPECIALS/1998/iraq.
O site www.iraqfoundation.org explica, entre outros temas, a relação do poder no Iraque com o petróleo, do ponto de vista iraquiano. O www.cdi.org/iraq/eye-on-iraq.cfm fala sobre as ameaças de terrorismo no Iraque, do lado norte-americano. O www.globalpolicy.org/
security/issues/irqindx2.htm
ajuda a entender os efeitos da sanção econômica que foi feita ao país pelos EUA e as ameaças de uma guerra.
Os líderes dos países podem ser mais bem conhecidos também. O iraquiano Saddam Hussein está em www.uruklink.net/iraq/epage1.htm, e o americano George W. Bush, em www.whitehouse.gov/stateoftheunion.

Fóruns
Os fóruns on-line reúnem internautas conta a guerra ou a favor de ações militares conta o Iraque. Um deles é o www.bjlonline.com/cgi-bin/cultforum/
ikonboard/topic.cgi?forum=28&topic=206
. Em www.israelforum.com/board/
showthread.php3?s=85ff4282405097883e390b8c3a
63ce46&postid=40507#post40507
, a discussão gira em torno dos benefícios que a guerra traria a Israel.


Texto Anterior: Festival cria seção para som
Próximo Texto: Rede vira palco de manifestos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.