UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Warner Brothers acusa projeto

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quem não gostou muito da ciberrepresentação promovida por DeLappe foi a Warner Brothers, companhia detentora dos direitos autorais da série.
Ao ficar sabendo do evento por meio de artigo publicado no jornal "The New York Times" (www.nytimes.com/2003/03/03/arts/design/03MATT.html), a companhia julgou que a performance infringia as leis de proteção dos direitos autorais e entrou em contato com DeLappe no dia 5 de março, três dias antes da data marcada para o circo acontecer.
Essa foi a segunda vez que o artista promoveu esse tipo de encenação. A outra aconteceu em 18 de outubro do ano passado. Como quase ninguém ficou sabendo, não houve queixas naquela ocasião.
Desta vez, a Warner alegou que a publicação na internet de textos dos episódios da série caracteriza pirataria. E avisou a DeLappe que ele poderia fazer seu projeto pela última vez, com o texto usado na primeira performance.
O artista cumpriu o combinado e se sujeitou a uma condição: poderá continuar a promover as performances, desde que avise à empresa com antecedência quais textos serão usados em cada apresentação.
Além disso, um selo da Warner será colocado no site do artista. Isso porque a empresa se queixou de que a página usa imagens que também são protegidas pelas leis dos direitos autorais. O autor da página concordou. (HHL)


Texto Anterior: Diversão: Personagens de "Friends" vivem dia de cão no Quake
Próximo Texto: Game: Jogo tem ação ambientada no Brasil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.