São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2010

Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Tuiteiros patrulham português e Caps Lock

NA MIRA DOS FISCAIS >> Chateada, Xuxa abandonou o site; locutor Silvio Luiz manda usuários inconvenientes "para o lixo"

Marcelo Justo/Folha Imagem
Milena Fagundes, ex-"BBB", que corrigiu erro de português do jornalista William Bonner no Twitter

RAFAEL CAPANEMA
DA REPORTAGEM LOCAL

Atenção, tuiteiro que comete erros de ortografia e usa o Caps Lock indiscriminadamente: você pode estar na mira de usuários que arrogam para si a missão de zelar pela língua portuguesa e pelas boas maneiras.
Um imbróglio no Twitter envolvendo Xuxa Meneghel tornou-se um caso emblemático do emergente fenômeno de usuários especializados em caçar deslizes alheios.
Em meados de 2009, a apresentadora (twitter.com/xuxameneghel) tuitava várias vezes ao dia, sempre em maiúsculas.
Alguns de seus seguidores censuravam a prática, alegando que ela parecia estar gritando.
"EU NÃO ESTOU GRITANDO, NEM QUERO SER MAL EDUCADA, GALERA. SEMPRE QUE ESCREVO NO COMPUTADOR, ESCREVO ASSIM. É O MEU JEITINHO!", justificou Xuxa, assim, com Caps Lock, em 19 de agosto de 2009.
Não adiantou. As críticas continuaram, e a apresentadora acabou cedendo às minúsculas, a contragosto. Seis dias depois, a filha Sasha, de 11 anos, assumiu o Twitter da mãe e escreveu a palavra "cena" com "s". Virou motivo de chacota.
Chateada, Xuxa abandonou o serviço de microblog com uma mensagem que ficou célebre entre os tuiteiros do Brasil: "fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo".
A apresentadora foi procurada pela Folha, mas sua assessoria disse que ela não comenta mais o assunto.
Em 5 de outubro de 2009, William Bonner escreveu no Twitter a palavra "ia" com acento agudo no "i", no que foi prontamente corrigido pela ex-"BBB" Milena Fagundes (twitter.com/Milena_Fagundes).
Milena diz estar acostumada ao estigma de que ex-"BBB" é "analfabeto, burro". E se defende: "Escrever é uma coisa que eu realmente sei, sempre li muito", diz ela, que é funcionária pública licenciada da assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça em Manaus e, hoje, atua como DJ e planeja abrir uma agência de publicidade.
Bonner levou a situação "super numa boa", segundo Milena, que credita o lapso ortográfico do apresentador e editor-chefe do "Jornal Nacional" a uma mera distração. "Tenho certeza de que foi um erro de digitação. Ele sempre foi cuidadoso. Não abrevia palavras, escreve supercorretamente", afirma a ex-"BBB".

Para o lixo
Alvo frequente dos patrulheiros da língua portuguesa e do Caps Lock, o locutor esportivo Silvio Luiz (twitter.com/silvioluiz), hoje na RedeTV! e na BandSports, não cede em nenhuma das duas frentes.
Pelo contrário: encampa um movimento a favor da caixa alta ("é mais fácil de ler", defende) e revela que até comete erros ortográficos de propósito: dessa forma, fica mais fácil identificar usuários inconvenientes e mandá-los "para o lixo" (bloqueá-los), afirma.
"Um senhor de 75 anos como eu, que passou pela alfabetização na época do tupi-guarani, não lembra das modificações que a língua sofreu ao longo dos anos", diz o locutor.
"O Twitter foi feito para extravasar. Fui para criar amigos, não inimigos. Esses, eu mando para o lixo. Fica lá no purgatório, queima bem a bundinha no fogo até se recuperar".

FOLHA ONLINE
Assista ao vídeo da entrevista com Silvio Luiz
www.folha.com.br/1012710



Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.