São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuários criam perfis para corrigir tuítes dos outros

Objetivo é difundir etiqueta no Twitter; ator John Cusack é alvo de patrulheiros da gramática alheia

DO "NEW YORK TIMES"

John Cusack tuíta com seu iPhone e, assim como os personagens que interpreta, seu estilo é rápido e solto. "Sou novo nisso e, se há uma verificação ortográfica no iPhone, não consigo encontrá-la", disse.
Por conseguinte, Cusack deu luz à palavras estranhas como "breakfasy" ("breakfast", café da manhã) e "hippocrite" ("hypocrite", hipócrita).
A maioria de seus seguidores ignora as gafes. Mas uma minoria perturba-o sobre isso sem parar, dizendo à estrela que, tanto quanto gostaram de "Garota Sinal Verde", sua gramática e ortografia são terríveis. "Era tão intenso que, no começo, eu não achava que eles estavam falando sério", disse Cusack. "Porque assim, quem se importaria?".
"Seria legal se as pessoas limpassem sua gramática um pouco e digitassem em letras minúsculas, tornando a internet um pouco mais esperta", disse Nate Fanaro, um programador de 28 anos de idade cujo nome no Twitter é CapsCop.
GrammarCop, uma das várias pessoas que parecem existir no Twitter apenas para corrigir outros, recebeu recentemente uma pancada da atriz Kirstie Alley, a quem ele havia recomendado o uso de uma forma plural do verbo em vez de um singular. "Você está drogado?", Alley escreveu de volta.
"Você realmente fica parado esperando as pessoas usarem a gramática incorreta? Você precisar (sic) de uma vida".

Etiqueta
Fazer valer a etiqueta no Twitter é basicamente pedir para ser chamado de idiota, mas aqueles que o fazem não parecem se importar.
É difícil dizer, mas o número de contas de Twitter dedicadas a apontar as fraquezas de outras pessoas no idioma parece estar crescendo. Entre os mais mencionáveis estão o Grammar Fail, o Grammar Hero, o Your Or Youre, o Word Police e o Spelling Police.
(JOHN METCALFE)


Tradução de RAFAEL CAPANEMA


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Metidos: Site faz piada com tuiteiro que se acha muito importante
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.