São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

segurança

Diminua os danos após roubo de celular

FURTO OU PERDA >> Você pode colocar senha no aparelho, rastreá-lo, deletar os arquivos remotamente e manter um backup

DA REPORTAGEM LOCAL

Na era dos smartphones, perder um celular traz danos que extrapolam o valor do produto: a agenda de contatos, as mensagens de texto, os e-mails da empresa, os e-mails pessoais e as contas em redes sociais que estão com as senhas gravadas no aparelho. Tudo confidencial, até o momento em que o celular é perdido ou roubado.
Segundo dados da ABRTelecom (Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações), somente em dezembro de 2009, mais de 800 mil aparelhos foram bloqueados pelas operadoras. A perda e o roubo de aparelhos estão entre as principais causas.
Para se prevenir em relação a esse problema, o usuário tem várias opções. Alguns serviços permitem rastrear o aparelho, deletar remotamente alguns dados, fazer um backup das informações na internet e colocar uma senha no celular. As operadoras também oferecem opções.

Aparelhos
Os usuários da Sony Ericsson têm a opção de colocar senhas. Para isso, é preciso ir a Configurações, clicar em Segurança e depois em Senhas.
Já a HTC diz disponibilizar senhas e criptografia para a proteção de dados. "O usuário pode proteger o telefone impedindo que pessoas indesejadas tenham acesso à tela inicial. Essa proteção pode ser por meio de uma senha ou uma combinação de desenhos, em um retângulo de nove vértices", explica Rodrigo Byrro, diretor de negócios da HTC Brasil.
Segundo ele, os aparelhos da HTC trazem programas de sincronismo com o computador e a senha da tela é solicitada para que cada informação seja acessada no computador. Um porém é que, se o usuário esquecer a senha, é preciso reiniciar o aparelho, segundo recomenda a empresa. Com isso, as informações são perdidas.
A RIM, fabricante dos aparelhos BlackBerry, informa que oferece proteção aos dados armazenados por meio de uma senha, criptografia na transmissão dos dados e proteção da informação dentro do aparelho. O esquecimento da senha também é um problema nesse caso, já que, se o usuário errá-la em um limite máximo que ele definiu anteriormente, o sistema do telefone apaga os dados do aparelho.
Kulevicius explica que os usuários de BlackBerry também podem fazer backup.

Operadoras
Claro, Oi, Vivo e TIM oferecem serviços bastante parecidos para que o usuário não perca a agenda de contatos.
A Claro tem o Claro Contatos (www.claroideias.com.br), a Oi oferece o Oi Agenda (mundooi.oi.com.br), a Vivo, o Vivo Agenda (www.vivo.com.br) e a TIM oferece o TIM Agenda (www.tim.com.br).
Os preços variam de acordo com a operadora.

Pioneira
A Apple patenteou uma ferramenta que permite que o aparelho celular seja desbloqueado somente ao detectar as características das batidas do coração do usuário, segundo o site da "Fast Company".
(AMANDA DEMETRIO)


Texto Anterior: Eventos on-line: Acontece na internet
Próximo Texto: Conheça programas para proteger seu celular
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.