São Paulo, quarta-feira, 12 de maio de 2010

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teste USP

Programa tenta resolver problemas do PC

PARA INICIANTES >> O gratuito Fix it Center, da Microsoft, funcionou bem no Windows 7 e no Vista, mas não na versão XP

LUCAS ALBERS CUMINATO
JOSÉ ALBERTO CUMINATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Microsoft Fix it Center, como o próprio nome indica, é uma ferramenta desenvolvida pela gigante de softwares que é capaz de identificar e resolver uma série de problemas relacionados ao funcionamento do sistema operacional Windows.
Além do propósito óbvio de identificar e corrigir eventuais problemas no computador do usuário, a Microsoft se preocupou em desenvolver uma ferramenta com uma interface amigável, autoexplicativa e de extrema facilidade de uso, dispensando conhecimentos avançados do usuário.
Ao longo dos anos, a Microsoft parece desenvolver aplicativos cada vez mais voltados aos usuários leigos, sendo esta ferramenta um exemplo disso. Pode parecer estranho, mas o programa é gratuito.

Instalação
A instalação da ferramenta é bastante simples. O arquivo executável de instalação possui apenas algumas centenas de Kbytes e está disponível no site da Microsoft.
Entretanto, para completar a instalação, o usuário deve possuir uma conexão ativa com a internet, pois diversos arquivos são baixados da rede no momento da instalação. Mesmo após o download desses arquivos, o total de espaço que a ferramenta ocupa no disco do usuário é insignificante perto, por exemplo, do espaço necessário para o funcionamento do sistema operacional Windows ou de um pacote de ferramentas como o Microsoft Office.
Outro requisito importante para completar a instalação, porém não obrigatório, é possuir uma conta do Microsoft Live ID, para poder relatar problemas não solucionados pela ferramenta para a Microsoft, tendo assim suporte completo pela equipe da empresa.
Se o usuário não tiver uma conta no Live ID, é possível criar uma gratuitamente no momento da instalação da ferramenta. Deve-se fornecer apenas um endereço de e-mail. De acordo com a Microsoft, a ferramenta é compatível com as versões Windows XP com Service Pack 3, Windows Server 2003 e 2008, Windows Vista e o mais recente Windows 7.
O processo de instalação permanece o mesmo independentemente da versão do Windows utilizada.

Usabilidade e eficiência
Não há muitas opções de configuração. Na realidade, existe apenas uma. O usuário leigo não precisa se preocupar em configurar a ferramenta. Na tela inicial, há apenas várias opções selecionáveis que são referentes aos tipos de problema que a ferramenta irá tentar solucionar.
Por exemplo, pode-se buscar problemas relacionados ao driver de vídeo e, ao clicar nessa opção, a ferramenta irá buscar automaticamente falhas relacionadas ao driver de vídeo e, caso encontre algum, irá, também automaticamente, tentar solucionar o problema.
Se a ferramenta não conseguir solucionar o problema, será enviado um relatório com a descrição do ocorrido para a equipe da Microsoft. A ferramenta procura também por soluções disponíveis na internet. Caso a encontre, será apresentada a solução para o usuário.
Muitas outras opções de busca de problemas estão disponíveis na ferramenta quando esta é executada no Windows Vista ou no Windows 7, como busca por problemas relacionados ao navegador Internet Explorer, a impressoras e ao Windows Media Player, entre outros.
Até o momento estão disponíveis 26 tipos diferentes de detecção de problemas, sendo possível adicionar outros tipos de detecção conforme a Microsoft atualiza a ferramenta, de forma automática.

Teste
Para testar a eficiência da ferramenta, foi simulada a falta de um driver de vídeo em três computadores rodando diferentes versões de Windows.
No primeiro computador, com o Windows XP SP3, a ferramenta foi incapaz de detectar a falta do driver de vídeo. Não havia sequer disponível a opção para procurar problemas relacionados ao driver de vídeo e, portanto, nesse caso, a ferramenta não foi nada útil.
Apesar de ser compatível com o Windows XP, há pouco suporte da ferramenta para essa versão. Estão disponíveis apenas cinco tipos diferentes de detecção de problemas.
No segundo e no terceiro computador, estes executando, respectivamente, Windows Vista e Windows 7, a ferramenta detectou com sucesso a falta dos drivers de vídeo e automaticamente corrigiu o problema, instalando os drivers que estavam faltando no sistema.
A falta de suporte para o XP indica que a Microsoft está lentamente deixando de fornecer assistência a essa versão mais antiga do Windows.

Conclusão
Apesar de oferecer suporte oficial para o Windows XP, a ferramenta não conseguiu detectar um problema comum e que compromete o bom funcionamento de qualquer computador: a falta de drivers. No entanto, o software demonstrou ser bastante útil quando utilizado no Windows Vista e no Windows 7.
Em certas situações, como a simulada neste teste, o usuário pode solucionar o problema de seu computador apenas com o auxílio da ferramenta, dispensando assim qualquer gasto com um serviço especializado.
A ferramenta é gratuita e pode ser encontrada em fixitcenter.support.microsoft.com/Portal, mas apenas em inglês.


LUCAS ALBERS CUMINATO é bacharelando em ciências de computação no ICMC-USP.
JOSÉ ALBERTO CUMINATO é professor do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC-USP.


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