São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEGURANÇA

Verme finge ser soft antipirataria

Versões 98 e Millennium Edition do Windows deixarão de receber novas atualizações de segurança

DA REPORTAGEM LOCAL

Usuários das versões mais populares do Windows ganharam novos motivos para se preocupar. O nome do Windows Genuine Advantage, um mecanismo antipirataria embutido no XP, foi usado por um verme virtual para infectar máquinas, e, quem tem as versões 98 e Me (Millennium Edition) do sistema, desde ontem, não conta mais com suporte.

Farsante
Batizado de Cuebot-K, a praga que se fazia passar por um acessório do WGA e era espalhada por meio da rede do programa de bate-papo AOL Instant Messenger. Após ser copiado para a máquina, o Cuebot começava a funcionar depois que o PC era reiniciado.
De acordo com as empresas de segurança, o verme deixava as máquinas infectadas sob o controle de golpistas e danificava o registro do sistema. Em seu site, a Sophos (www. sophos.com) afirma também que o Cuebot é capaz de desativar o firewall do Windows.
Os problemas envolvendo o Windows Genuine Advantage não param por aí. Nos EUA, a obrigatoriedade do programa antipirataria gera polêmica. Até o final da semana passada, duas ações judiciais contra a Microsoft acusavam a empresa de usar o WGA como ferramenta de espionagem. Os reclamantes dizem que o soft reúne e envia mais informações sobre as configurações dos micros do que deveria.

Ocaso
Desde ontem, quem usa Windows 98 ou Windows Me corre mais risco de ter o PC atacado por vírus e outra ameaças. A Microsoft encerrou o ciclo de suporte dos dois produtos. Caso apareça uma nova falha de segurança nos sistemas, a empresa não lançará atualizações de segurança. As últimas correções lançadas para os "aposentados", porém, continuam disponíveis, em support.micro soft.com/ gp/hublist. Outro produto que deixará de ganhar atualizações é o Windows XP com Service Pack 1. Segundo a Microsoft, as correções para o sistema param de ser publicadas a partir de 10 de outubro. Quem usa essa versão do sistema deve atualizá-lo com o Service Pack 2, seguindo as instruções disponíveis no site win dows update.microsoft.com.
(JULIANO BARRETO)

Texto Anterior: Sintomas de dependência de internet
Próximo Texto: Spam atacará mensageiros e blogs, diz estudo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.