São Paulo, quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Feira traz demonstração
de câmera 3D

EFEITO ESPECIAL >> PhotoImageBrazil mostra também sistema para panorâmicas e máquina que faz fotos com toque na tela

DA REPORTAGEM LOCAL

A 17ª edição da PhotoImageBrazil, que acontece até amanhã em São Paulo, apresenta algumas das novidades do mundo da fotografia, como uma câmera compacta que faz imagens em três dimensões.
Além da máquina 3D, outros destaque que o visitante encontra no são uma câmera com tela feita de Amoled -que promete melhor visualização da imagem-, uma que faz imagens panorâmicas automaticamente e outra que capta a fotografia com o toque na tela.
Aos menos amadores, a Canon traz lançamentos de algumas câmeras ultrazoom. A Powershot SX1 IS filma em Full HD (alta definição plena) e traz o novo sensor CMOS. Os visitantes também poderão ver a Powershot G10, que faz a linha retrô.
São cerca de 130 empresas expondo seus produtos, segundo a criadora do evento, Duda Escobar. Na primeira edição do evento, em 1991, havia apenas 54 expositores.
O alvo da organização são os amantes da fotografia, também vistos como grandes compradores em potencial -a entrada do evento é gratuita.
Escobar conta que esse mundo não se restringe à quem trabalha diretamente com fotografia. Segundo ela, é comum a presença de médicos buscando tendências e se atualizando sobre captação de imagens.
Apesar de as câmeras serem as grandes vedetes do evento, também devem ser mostrados acessórios e periféricos.
Duas novas impressoras fotográficas serão expostas aos visitantes pela Sony. A UP-DR80 é diferente por ser 30% menor que o normal, e a empresa garante que a UP-DR200 imprime uma foto comum em oito segundos.

Para quem pode
Algumas discussões sobre fotografia também farão parte da feira, mas são pagas à parte.
Hoje, o fotógrafo americano Mark Seliger fala sobre as celebridades através das lentes e o alemão Wolfgang Abendroth discute o mercado fotográfico. Amanhã, o brasileiro Bob Wolfenson fala de sua trajetória.
Quem quiser participar dos dois dias terá que pagar R$ 796 e o preço cai para R$ 398 para participar de apenas um dia.

Mercado
A PhotoImageBrazil de 2009 surge após um primeiro semestre de queda no mercado das câmeras. Em todo o país, a diminuição de vendas na primeira metade de 2009 foi de 9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, de acordo com a consultoria GfK Retail and Technology Brasil.
Segundo José Guedes, diretor-geral da GfK, 2009 também teve uma diminuição de 5% no número de marcas vendidas.
Apesar disso, o número de modelos vendidos cresceu 3,5%. Uma tendência observada em 2009, de acordo com o diretor, foi o aumento das vendas de câmeras com resolução entre 8 e 8,9 Mpixels. Elas representaram um terço das vendas. (AMANDA DEMETRIO)


PhotoImageBrazil
Data:
11 a 13 de agosto
Horário: das 14h às 21h
Onde: Centro de Exposições Imigrantes
Entrada gratuita mediante pré-inscrição no site www.photoimagebrazil.com.br


Texto Anterior: Quase lá: Site transforma foto digital em Polaroid
Próximo Texto: Compacta de 10 Mpixels, FinePix Z300 foca e faz foto com toque na tela
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.