São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Buscadores de disco são necessidade

NA MÃO > Com o aumento da capacidade, programas facilitam a vida ao buscar todos os tipos de conteúdo de uma só vez

DA REPORTAGEM LOCAL

Acostumados à facilidade de achar qualquer coisa na internet em segundos, muitos usuários reclamam da dificuldade de buscar um documento específico em seu computador.
Em tempos de discos rígidos cada vez maiores, recheados de fotos, vídeos e outros documentos importantes, vai ficando cada vez mais difícil viver sem um bom buscador de disco rígido. A necessidade é tamanha que o novo sistema operacional da Microsoft, o Windows Vista, vem com um buscador desse tipo integrado.
Mas mesmo quem não tem o Vista pode aproveitar as vantagens desse tipo de software, baixando buscadores gratuitos como o Google Desktop (desktop.google.com), Windows Desktop Search (para Windows 2000 ou XP; www.microsoft.com/windows/desktopsearch/downloads/default.mspx) ou Copernic (www.copernic.com).
Os três são muito rápidos na busca de documentos, mesmo em discos rígidos grandes e recheados de conteúdo. As principais diferenças ficam por conta das interfaces.

Google
O buscador de internet mais usado do mundo tem também um programa muito competente de busca no desktop.
O programa instala uma caixinha de busca na barra de ferramentas do Windows, além de vir junto com uma barra lateral que pode exibir RSS e outros miniprogramas e com uma barra instalada no navegador.
O Google Desktop também pode instalar uma caixinha de busca no programa de e-mails Outlook, para busca rápida de mensagens, que também aparecem na listagem dos resultados gerais.
Assim como o Copernic, o Google Desktop precisa criar um índice do disco antes de o usuário poder usar a busca, o que pode demorar, dependendo do tamanho da memória.

Windows e Copernic
O Windows Desktop Search e o Copernic, que têm interfaces semelhantes, se saem melhor que o Google Desktop no quesito "preview" dos documentos. No programa da Microsoft, os resultados aparecem de um lado da tela, enquanto o outro mostra uma imagem do documento quando se clica no nome dele.
Nos testes, porém, o Windows Desktop Search trouxe com freqüência como resultados arquivos que haviam sido movidos ou não existiam mais, o que não aconteceu nos outros programas testados.
Por outro lado, o software, ao contrário do Google e do Copernic, pode ser usado assim que instalado, não sendo necessário esperar a indexação -o que é bom para os mais apressados.
O Copernic conta com uma interface similar ao do programa Outlook, com a tela dividida horizontalmente. Na parte de cima, aparecem os resultados da busca e, embaixo, um "preview" do documento.
Uma vantagem do Copernic é que, quando o termo pesquisado aparece no meio do texto de um documento, o programa automaticamente o destaca e mostra a parte do documento em que está o termo. (PL)


Texto Anterior: Concorrência: Samsung lança portátil com tela sensível; Palm suspende seu laptop Foleo após críticas
Próximo Texto: Google Desktop
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.