São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novos programas de e-mail têm boas ferramentas de busca

DA REPORTAGEM LOCAL

Foi-se o tempo em que achar uma mensagem antiga no programa de e-mails era um suplício. Os softwares mais modernos já vêm com buscas muito melhores integradas à interface, facilitando a vida de quem guarda tudo em mensagens eletrônicas.
Os buscadores de disco rígido também procuram no conteúdo do e-mail do usuário, e alguns, como o Google Desktop, colocam uma caixinha de busca no Outlook ou Outlook Express.
Assim, quem já tem um programa do tipo pode simplesmente usar a busca geral no disco rígido para achar uma mensagem.
Usuários do Windows Vista, porém, podem não precisar de um programa externo, já que o Windows Mail, software de mensagens eletrônicas que vem com o sistema, conta com uma caixa de busca própria.
O programa usa a mesma busca geral do Vista, que é boa, só que restrita às mensagens e aos compromissos.
O Thunderbird, software de e-mails gratuito da Mozilla (www.mozilla.com), responsável pelo Firefox, é outro que tem buscador rápido de mensagens integrado.

Webmail
Para quem quer uma busca poderosa e, além disso, ter acesso às mensagens em qualquer lugar, o webmail pode ser uma opção melhor.
E-mails de grandes empresas de internet, como Gmail (www.gmail.com) e Yahoo! (mail.yahoo.com), têm busca integrada e espaço grande para armazenar mensagens -no caso do Yahoo!, a capacidade de estoque é ilimitada.
Vale lembrar, porém, que os webmails estão sujeitos a ficar fora do ar e a apresentar outros problemas.
Por isso, quem lida com mensagens importantes ou deseja ter um backup pode escolher baixar os e-mails para o desktop. Há também aqueles que querem trabalhar off-line, durante vôos, por exemplo, e dependem de informações que estão nas mensagens. (PL)


Texto Anterior: Indexação do disco permite busca rápida
Próximo Texto: Sites pesquisam pessoas e turmas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.