São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Mapas on-line encontram caminhos

SUA ROTA > Páginas permitem cadastrar endereços e traçar rotas personalizadas, além de enviar mapas para os amigos

DA REPORTAGEM LOCAL

Para traçar o seu caminho para longe do computador, passe antes em um site de mapas para evitar se perder.
Além de achar endereços e calcular caminhos, as páginas de mapas trazem vários recursos interessantes, de fotos a informações do clima.
Um dos mais conhecidos em mapas on-line, o Google Maps (maps.google.com) traz ferramentas como a possibilidade de "arrastar" a rota traçada pelo software.
Funciona assim: primeiro, pede-se para o Google Maps traçar a rota, digitando, por exemplo, "Alameda Barão de Limeira, 425, São Paulo to Alameda Jaú, 100, São Paulo".
O software mostra um caminho possível, mas, se o usuário quiser evitar uma determinada rua, por exemplo, pode puxar o traço da rota para outra -e o Google Maps ajusta o caminho no entorno.
O usuário também pode salvar pontos de seu interesse e mapas criados por ele, após fazer login com sua conta do Google.
É possível ainda enviar o link de um mapa criado por e-mail ou por mensageiro instantâneo e fazer "embed" do mapa em seu próprio site ou blog. As duas ferramentas funcionam de modo muito semelhante às suas equivalentes no YouTube.
Há também conteúdos criados por internautas e por outros sites, que podem ser sobrepostos ao mapa se o usuário desejar.
Um exemplo são fotos dos álbuns on-line do serviço Picasa, do Google, que podem ser mostradas no mapa conforme o local em que foram tiradas.
O Google Maps busca endereços e traça rotas em diversas grandes cidades brasileiras.

Local
O brasileiro Apontador (www.apontador.com.br) também permite ao usuário se cadastrar no site e salvar seus pontos de interesse e rotas criadas.
Além disso, é possível pedir que o software exiba no mapa pontos de interesse, que são registrados pelos usuários. Eles são divididos em categorias, como Feiras, Livrarias e Escolas.
Além de informar o endereço de um ponto de interesse, os usuários podem ainda juntar a ele informações como fotos e URLs.
Outros sites de mapas presentes no Brasil, como o do Yahoo! (mapas.yahoo.maplink2.com.br) e o do UOL (maplink.uol.com.br), não trazem pontos criados por usuários, só pontos de interesse de parceiros como bancos e farmácias.
No Yahoo!, não é possível marcar ou gravar endereços e rotas. Também não há conteúdo criado por terceiros que pode ser sobreposto ao mapa, como no caso do Google.
Além disso, no Yahoo! é preciso, após se digitar o endereço, passar por uma segunda tela na qual se clica para confirmá-lo -mesmo que haja somente uma opção.
No UOL Mapas, assinantes do portal podem cadastrar pontos -o que é útil para quem sempre traça rotas saindo de sua casa, por exemplo, pois não é preciso digitar e confirmar esse endereço a cada acesso.
No site do canal americano Weather Channel (www.weather.com), pode-se visualizar um mapa interativo com informações do clima.
Dá para ver informações de radar, que mostram chuva, neve e imagens das nuvens em cima das regiões.
É possível ajustar a transparência dessas informações para visualizar melhor o mapa, que pode ser de satélite ou de ruas. (PL)


Texto Anterior: Descubra sua personalidade na internet
Próximo Texto: Google diz para nadar dos EUA ao Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.