São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Na ponta dos dedos

Periféricos para controlar o computador ganham novas funções e desenhos ousados; mouse para navegação em 3D e caneta digital estão entre as opções

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O computador tem núcleo duplo, monitor de alta definição e memória para executar os jogos mais modernos. Usar um mouse, um teclado ou outros periféricos requintados para interagir com essa máquina não significa apenas mais conforto. Com botões programáveis e funções de atalho, esses produtos otimizam o trabalho, dão mais agilidade e melhoram a precisão em atividades que exigem apuro.
Alguns desses equipamentos trazem funções inéditas nos similares comuns, como mouses para navegação 3D.
Um exemplo é o conjunto de mouses da 3Dconnexion (www.3dconnexion.com). Um deles, o SpaceNavigator, que custa, nos EUA, US$ 59 e pode ser encontrado em lojas on-line brasileiras, funciona com cerca de cem programas, como o Google Earth ou o Adobe Photoshop CS3, mas a lista cresce freqüentemente.
O equipamento, como modelos de outras marcas, possui botões programáveis, que servem como atalho a recursos, programas e sites mais usados.
Outro periférico, quase conceitual (e com o preço bastante concreto: US$ 1.564), resume o avanço nesses produtos. O teclado Optimus (www.artlebedev.com) possui uma minitela em cada uma de suas teclas, que podem ser programadas para exibir ícones diferentes, conforme a função.
Por exemplo, configurado para o Photoshop, as teclas exibem imagens de ferramentas do programa. Além do preço limitante, o equipamento tem a produção restrita a lotes eventuais de algumas centenas.
Mas existe um variado cardápio de teclados que possuem teclas programáveis, controle de conteúdo multimídia com botões, conexão sem fio e outras facilidades.

Caneta
A mesa digitalizadora é um conjunto de mousepad e caneta especiais. A Folha testou um modelo comum do produto, com o Photoshop. A vantagem é que a caneta é sensível à pressão exercida, por exemplo, para traçar linhas mais grossas ou mais finas.
O problema é que é preciso um tempo de aprendizado para controlar a caneta com maior eficiência que o mouse.
Algumas pessoas não se adaptam, já que a utilização não é igual à de canetas e papéis comuns. Por isso, se deseja comprar uma, tente fazer um teste antes. (GVB)


Texto Anterior: Controle: Marinha dos EUA tira do Youtube vídeo produzido por militar
Próximo Texto: Vudu inovaa venda de filmes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.