UOL


São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOFTWARE LIVRE

Principal distribuidor do sistema operacional anunciou que deixará de desenvolver versão para o varejo

Usuário doméstico perde o Red Hat Linux

ALEXANDRE MANDL
FREE-LANCE PARA FOLHA

Os usuários domésticos de Linux estão vendo suas opções se reduzirem. Na semana passada, as duas principais distribuições comerciais do software anunciaram mudanças que agradam principalmente seus clientes corporativos. A Red Hat confirmou que não desenvolverá mais produtos para o varejo. Já a SuSE foi comprada por US$ 210 milhões pela Novell, empresa responsável por softwares empresariais, como o Netware.
A Red Hat irá se voltar para o seu sistema corporativo Red Hat Enterprise Linux. O software utilizado por usuários domésticos, o Red Hat Linux 9, terá suporte somente até abril de 2004. Depois dessa data, a empresa recomenda a quem utiliza o produto que instale o Fedora, distribuição gratuita desenvolvida sobre o Red Hat Linux por usuários colaboradores em fedora.redhat.com. Há também opções como o Debian, Mandrake e o Kurumin.
No caso da alemã SuSE, a compra pela Novell gerou temores de que a companhia seguisse o mesmo caminho de prioridade ao usuário corporativo tomado pela Red Hat. A empresa nega.
"Nós não vamos esquecer os usuários domésticos. São eles que estão disseminando a cultura Linux dentro das empresas", diz Lucio Baldacci, diretor de marketing e vendas da GetNet, representante da SuSE no Brasil.
Apesar disso e da existência de opções para o usuário doméstico, analistas de mercado vêem o mundo Linux cada vez mais corporativo. De acordo com estudos do Gartner, a tendência pela escolha do usuário empresarial é uma consequência do setor de Linux. Até 2008, a previsão é que a comercialização de servidores com Linux movimente até US$ 6,3 bilhões.




Texto Anterior: Teste USP: TV com função de monitor decepciona
Próximo Texto: Veja quais são as opções para o seu computador
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.