São Paulo, quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

entretenimento

Regina Casé mostra uso da internet na periferia

TV >> Apresentadora visita LAN houses que servem para diversão e trabalho

DA REPORTAGEM LOCAL

Um ex-porteiro de Higienópolis, bairro da zona central de São Paulo, levava cinco horas para chegar ao serviço, que lhe rendia R$ 400 por mês. Resolveu vender sua velha moto, comprou uns computadores de segunda mão e montou uma LAN house no Jardim Maria Elisa, zona norte. Hoje, leva 20 minutos para chegar ao trabalho e conseguiu, entre outras coisas, comprar um carro.
A história é só uma entre as dezenas que a apresentadora Regina Casé vai mostrar a partir do próximo domingo em sua nova série do "Central da Periferia", no "Fantástico".
"Lan-House" surgiu a partir da observação da equipe, que percebeu um número cada vez maior de estabelecimentos desse tipo em favelas do Rio de Janeiro, de São Paulo, Fortaleza, Salvador, entre outras.
"A gente tem infiltrado na nossa equipe um elemento que vive, dorme e come tecnologia, que é o [antropólogo] Hermano Vianna. O olhar da gente, mesmo para tratar de outros assuntos, como música, sempre tinha o olhar dele para ver a importância de internet, celular, fênomenos de massa na periferia", disse Regina em entrevista por telefone à Folha.
"As LAN houses são mais uma tentativa de a periferia se comunicar. Não só entre si, mas com o restante da sociedade. É um atalho, encurta distâncias, oferece oportunidades, não só de se comunicar, mas de abrir um negócio, melhorar de vida", analisou.
Em suas andanças por favelas brasileiras, Regina percebeu que as LAN houses se tornaram espécies de pracinhas modernas, que servem de ponto de encontro para diversão -MSN, Orkut e jogos lideram a preferência dos usuários.
Ao mesmo tempo, ela ressalta, também viraram escritórios. "Servem para fazer currículo, tirar segunda via de documentos, preencher ficha de emprego. Virou o escritório da massa", disse.
A apresentadora avisa que quem tiver uma LAN house e quiser mostrá-la, pode enviar vídeos. Para saber mais, acesse especiais.fantastico.globo.com/centraldaperiferia.


Texto Anterior: Outras opções
Próximo Texto: Notas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.