São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

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Laptop de natal

Mais potentes e com preços em queda no país, portáteis já roubam espaço que era dos computadores de mesa

DANIELA ARRAIS
DA REPORTAGEM LOCAL

Os notebooks, que até pouco tempo atrás eram sinônimo de computador pessoal de luxo, encerram o ano como uma das preferências do consumidor.
Por conta da queda do dólar e de incentivos fiscais concedidos pelo governo federal a empresas -além de condições de financiamento flexíveis-, os portáteis chegam ao mercado com preços reduzidos.
Se, em 2004, a média de preço no país era de R$ 5.000, hoje é possível encontrar modelos de bom desempenho por menos de R$ 2.000.
Os notebooks também estão mais potentes, com o objetivo de atender às necessidades de um usuário multimídia, que gosta de navegar na internet, fazer planilhas e ainda ver filmes no computador.
"A performance dos notebooks está muito próxima da dos desktops [computadores de mesa]. Antes havia uma diferença grande, mas hoje itens como velocidade e memória são similares", diz Paulo Couto, editor-chefe do Fórum PCs.
Com tantos aspectos positivos para a compra, a decisão final do consumidor é determinada por dois fatores: a portabilidade e a mobilidade. "Posso levar o notebook para onde eu quero, até mesmo dentro de casa. O aparelho está cada vez mais pessoal", afirma Ivair Rodrigues, do ITData, consultoria que acompanha o mercado de tecnologia.
Para os três últimos meses deste ano, a previsão do IDC Brasil, que faz pesquisa de mercado, é que sejam vendidos cerca de 500 mil notebooks, cerca de 150% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Nesta edição, confira testes com seis notebooks lançados recentemente, saiba qual é o ideal para seu uso e escolha acessórios para incrementá-lo.


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