São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Confira dicas para escolher seu notebook

OPÇÕES Configuração equilibrada e boa relação custo/benefício são itens importantes na hora de realizar a compra

DA REPORTAGEM LOCAL

Antes de comprar um notebook, você tem que definir o que quer da máquina.
Se quer levar o aparelho para qualquer lugar, o ideal é que opte pelos leves, com tela menor. Se vai usá-lo em casa, um de tela maior -e configuração mais potente- permite realizar tarefas com conforto.
"O usuário tem que definir a relação custo/benefício e a utilidade principal do notebook", afirma José Antonio Ramalho, consultor de informática e colunista da Folha.
"Os ultraportáteis são indicados para quem quer mobilidade e precisa de algo pequeno, leve", diz. "Para quem quer substituir o microcomputador de mesa, o melhor é optar por um aparelho de tela maior, com mais recursos de disco rígido e placa gráfica melhor."
A configuração do notebook deve ser homogênea, de acordo com Alexandre Machado, diretor da Mirax. "Não adianta ter muita memória e um processador ruim."
Ao comprar um notebook é preciso focar nos itens processador, memória e disco rígido.
Não é necessário escolher o processador mais poderoso, mas sim o que conta com mais recursos de economia de energia -afinal, a máquina deve ter autonomia para funcionar sem estar ligada à tomada.
Os notebooks testados pela Folha têm processadores Intel, conhecidos pela capacidade de poupar energia quando determinados recursos não estão sendo usados. Como são de dois núcleos, permitem utilizar diversas aplicações pesadas.
Para executar o Windows Vista, o sistema operacional de cinco dos seis notebooks testados pela reportagem, o mínimo recomendado de memória é 1 Gbyte. O sistema operacional da Microsoft tem desempenho frustrante com 512 Mbytes de memória.
A escolha do disco rígido depende da quantidade de dados que o usuário quer guardar no notebook. Um espaço de 60 Gbytes é suficiente para armazenar sistema operacional, programas e documentos, como fotos e alguns MP3.
"Se você considera usar o notebook para apresentações, armazenamento de música e filmes, recomenda-se optar por 100 Gbytes ou 120 Gbytes de disco rígido", diz Ramalho.
Para escolher a bateria, é importante verificar se o critério é peso ou duração (leia abaixo).
Alguns acessórios são indispensáveis, como o drive óptico (gravador de CD e/ou DVD), que permite ao usuário fazer backup (cópia de dados) da máquina periodicamente.
Outros recursos importantes são as portas USB -para conectar impressoras, webcams, mouse, tocador de MP3- e as conexões Wi-Fi e Bluetooth.
"O consumidor procura, cada vez mais, recursos para entretenimento, como leitor de cartão digital e controle remoto", afirma Valéria Molina, diretora de sistemas pessoais para consumo da HP (Hewlett-Packard).
Mesmo que o usuário opte por comprar o notebook na internet, é indicado testar o modelo escolhido em uma loja física. Só assim dá para saber se o teclado é confortável e se a tela apresenta boa visibilidade.
Para realizar os testes, a reportagem da Folha verificou como os seis notebooks executam sistema operacional e programas essenciais, como navegador, filmes, música e bate-papo -até mesmo como é a performance deles quando executados ao mesmo tempo.
Também foi verificado o índice de experiência do Windows, que vem no sistema operacional com objetivo de medir o desempenho de componentes variados, como processador e memória. (DANIELA ARRAIS)


Texto Anterior: 500 mil
Próximo Texto: Nova série do Sony Vaio tem monitor em alta definição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.