São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com uso correto, bateria dura mais

DA REPORTAGEM LOCAL

Se você não quer interromper uma tarefa por falta de energia, é preciso prestar atenção em como usa a bateria do notebook.
"É importante checar qual é a efetiva duração da bateria. Se você viaja muito, passa horas trabalhando, precisa de uma bateria que dure duas ou três horas", diz José Antonio Ramalho, colunista da Folha.
A capacidade de um bateria depende de dois fatores: o número de células e o material de que é feita, diz Flávio Xandó, consultor de informática.
"O usuário encontra no mercado baterias de quatro a 12 células. Quanto mais células, maior será o peso, mas, ao mesmo tempo, maior será seu tempo de duração", diz.
Segundo ele, cerca de 95% das baterias encontradas no mercado são feitas de íons de lítio -são mais compactas e menos agressivas ao meio ambiente.
O ideal é que o usuário troque de bateria a cada dois anos, afirma Paulo Couto, do Fórum PCs, pois ela tem uma vida útil limitada.
Xandó recomenda usar a bateria até o fim, antes de carregá-la. Mas isso não impede que você use o notebook ligado à tomada quando estiver em casa, por exemplo. "A partir do momento em que a bateria está carregada, o aparelho percebe e passa a usar apenas a eletricidade", diz Couto. (DA)


Texto Anterior: Wi-Fi e Bluetooth permitem conexão sem fios à internet
Próximo Texto: Controle remoto transforma MacBook em eletrodoméstico
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.