São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

internet

Desenvolva seu próprio "Orkut" com o site Ning

CLUBE DO EU SOZINHO No endereço, é possível criar gratuitamente redes sociais personalizadas; maioria das comunidades ainda tem poucos integrantes

GUSTAVO VILLAS BOAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Orkut, MySpace, Facebook e pelo menos mais 130 mil redes sociais estão na internet. Mas, se mesmo assim você ainda não encontrou um lugar para chamar de seu -ou quer privacidade e apenas conhecidos-, tente o Ning (www.ning.com). É nele que estão tantas centenas de milhares de redes.
O site, com serviços gratuitos (mas mostrando propagandas), é um portal de redes sociais que podem ser criadas por qualquer um rapidamente -os menus estão em português.
O dono da rede decide, por exemplo, desde que campos estarão no perfil, como as perguntas e os tipos de resposta (múltipla escolha, texto pequeno etc.), até quem pode entrar em seu Orkut particular.
As redes são bastante personalizáveis. Além de ferramentas internas (colocar filmes, músicas e fotos), é possível utilizar widgets (caixinhas com mini-aplicativos para chat, joguinhos, RSS etc.) feitos por terceiros -do porte de Google, Microsoft e Digg.
Alterar a cara básica da página e adicionar ferramentas e conteúdo multimídia não é difícil.
As caixinhas com os lugares para cada item têm uma breve instrução de como fazer.
Alguns widgets mais populares estão pré-selecionados, com a descrição de sua função e como fazer para colocá-lo na página.
O Ning oferece ainda alguns serviços pagos. Um deles permite usar o serviço de manutenção de rede social em um domínio próprio.

Versatilidade
Um bom exemplo do que pode ser feito no Ning é a rede brasileira Papagallis (redepapagallis.ning.com). Ela é uma extensão do trabalho desenvolvido pela Papagallis, que organiza encontros comunitários presenciais para o terceiro setor e empresas, visando a interação de grupos. "O Ning é a ferramenta mais completa em personalização e versatilidade para continuar essas redes em ambientes virtuais", diz Luiz Algarra, diretor da empresa -que começou o desenvolvimento de outras comunidades no serviço. "Os participantes que tocam o conteúdo. As discussões são entre chefes e funcionários, sem hierarquia", diz Algarra.
"Usamos todos os tipos de ferramenta -Wordpress, Wiki, etc. No Ning, encontramos um ambiente verdadeiramente colaborativo. Os desenvolvedores do site respondem às discussões em meia hora. É impressionante", diz.
Segundo ele, a rede Papagallis acolhe os novatos no Ning, com dicas de como utilizar o site. "Nós começamos a falar do serviço dentro de nossa própria comunidade." (GVB)


Texto Anterior: Confira outros modelos de laptop
Próximo Texto: Conectados: Inventor da web elogia redes sociais
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.