São Paulo, quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina tem videoconferência por celular

DA ENVIADA ESPECIAL

A operadora Telecom Personal, da Argentina, lançou sua rede 3G em maio deste ano e, no mesmo mês, começou a oferecer videoconferência por celular, conta o diretor de serviços para usuários finais, Leonardo Liggieri.
"Nós lançamos 3G por preços de 2G e cobramos apenas pelo serviço, e não pelo tráfego que ele gera", diz Liggieri. Isso significa que, por exemplo, o cliente paga para mandar um vídeo, não importa qual seja o tamanho dele.
Entre os países que já possuem redes 3G desenvolvidas na América Latina estão Porto Rico, Brasil, Chile, Uruguai, Paraguai e Argentina, conforme mostra consultoria Informa.
No Chile, 80% da população têm telefone celular, e 52% da banda larga oferecida para PCs tem velocidade inferior a 512 Kbps. "Nós oferecemos modens para muitos usuários de desktops também, porque a internet por celular é mais rápida", relata Hernan Mario, da operadora chilena Entel PCS.
Atualmente, cada latino-americano gasta cerca de US$ 1,84 por mês em serviços de dados, como mensagens, vídeos e compra de música.
Entretanto, esse tipo de serviço representa cerca de 25% do faturamento das operadoras da Argentina e da Venezuela. (CR)


Texto Anterior: Terceira geração: Celular de alta velocidade
Próximo Texto: Presentes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.