São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Próximo Texto | Índice

3D é show

TVs com imagens tridimensionais dominam superfeira em Las Vegas

Steve Marcus/Reuters
Fotógrafo registra TVs 3D da Panasonic

DANIELA ARRAIS
ENVIADA ESPECIAL A LAS VEGAS

Prepare-se para passar muitas horas em frente à televisão, fazendo quase tudo de que precisa por meio dela. Sente-se no sofá a uma distância confortável da sua enorme e finíssima tela, escolha um filme, coloque seus óculos especiais e clique no play para mergulhar no mundo 3D, em que as imagens têm grande profundidade e saltam da tela a todo instante.
Durante a CES, maior feira de eletrônicos do mundo, que terminou domingo em Las Vegas, empresas como LG, Sony, Samsung e Panasonic mostraram que 2010 será o ano em que os televisores com imagens em três dimensões chegarão com força às lojas -ainda que para os poucos que conseguirão pagar seus altos preços.
E, para mostrar a força dessa tendência, o 3D também aparece em tocadores de Blu-ray, em filmadoras, em jogos e até em produções pornô.
Analistas do mercado, no entanto, já questionam se o sistema conquistará grande número de consumidores. Argumentam que a necessidade de usar óculos especiais é um grande entrave, tanto para a saúde (por provocar em algumas pessoas tonturas e enjoos) quanto para o bolso (estima-se que os óculos cheguem a custar US$ 100).
Além da adoção do 3D, os televisores finíssimos, dotados de telas de LED e capazes de realizar várias tarefas, também foram destaque nos corredores da CES. Diversos modelos que chegarão neste ano ao mercado apostam na conexão com a internet para facilitar a vida do espectador. A Toshiba, por exemplo, deve lançar um televisor que tem receptor de internet banda larga.
Outros modelos mostraram sua função embutida de telefone. LG e Panasonic firmaram parcerias com o Skype para lançar aparelhos que contarão com câmeras e microfones, permitindo ao usuário assistir a um programa e conversar com um amigo ao mesmo tempo.
Mais de 2.800 empresas mostraram cerca de 20 mil produtos durante a CES (sigla em inglês para show de eletrônicos de consumo), que recebeu cerca de 110 mil visitantes. Nos enormes pavilhões do Las Vegas Convention Center, era possível encontrar tendências em mais de 20 áreas, de carros tecnológicos a leitores de livros eletrônicos, passando por celulares, smartphones, computadores e diversos gadgets.


Próximo Texto: Celulares tentam desbancar iPhone
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.