São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Automóveis terão central multimídia

DA ENVIADA ESPECIAL

Empresas como Ford e Kia mostraram na CES veículos equipados com centrais multimídia -além de contarem com o básico GPS, eles incorporam pequenas TVs para distrair os passageiros e são dotados de painéis capazes de ler mensagens de texto.
A Ford exibiu sua plataforma My Touch, que deve aparecer no modelo Edge. O conjunto é formado por uma tela sensível ao toque, no centro do console, e outras duas telas de LCD de 4,2 polegadas, colocadas em cada lado do velocímetro.
Uma das telas exibe informações sobre combustível e segurança. A outra mostra configurações de rádio, controles do clima e menu de navegação. A central conta com telefone, navegação na internet e recursos de entretenimento -essa área só funciona quando o carro está parado, diz a Ford.

TV e som
A Qualcomm exibiu na feira um protótipo de carro que conta com TV móvel no banco traseiro e traz, ainda, central wireless, localizada perto da marcha, que permite recarregar diversos aparelhos, como telefone e câmera digital. A TV móvel tem o receptor MediaFLO, serviço de televisão móvel que transmite conteúdos de canais como CBS, NBC e Nickelodeon.
A Kia anunciou a adoção do Uvo, que usa a tecnologia de reconhecimento de voz da Microsoft. Basta falar o nome de uma estação de rádio para que o sistema entenda o quer você quer e faça uma busca no seu telefone conectado via Bluetooth. A tecnologia estará disponível no modelo Sorrento 2011.
Já a Mitsubishi apresentou a Fuse, central de mídia que permite ao motorista ligar aparelhos tocadores de MP3 ou drives USB e pedir ao carro que toque determinada música -basta falar o nome do artista ou de seus álbuns.
A Kenwood anunciou o receptor digital de áudio KIV-BT900, que elimina de vez o uso de CDs e aposta no som oriundo de tocadores conectados por USB. O aparelho pode, ainda, exibir vídeos em sua tela de três polegadas.
Para aqueles mais preocupados com segurança, a empresa Escort mostrou algumas soluções. Os dispositivos de localização portáteis Entourage OS e CIS servem para ser colocados no carro e fazer o monitoramento de onde ele está, por meio da internet. Sua bateria chega a durar dez dias, de acordo com a empresa. (DA)


Texto Anterior: Computadores híbridos ganham espaço
Próximo Texto: Celular do Google é bem cotado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.