São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

segurança

País tem muitos hackers, diz caçador

LADRÕES Segundo especialista, alvos dos cibercriminosos são usuários comuns e fraudes bancárias

DA REPORTAGEM LOCAL

Mikko Hyppönen é o caçador de vírus da fabricante finlandesa de antivírus e proteção de computadores F-secure. De acordo com ele, os cibercriminosos brasileiros -entre os mais atuantes do mundo- agem principalmente de duas formas: praticando o "deface" -uma espécie de pichação em sites- ou, em maior escala, realizando fraudes bancárias.
Esqueça o geek que busca conhecimento. Para Hyppönen, os piratas do país têm uma motivação pouco nobre. "É apenas uma forma de ganhar dinheiro", disse, por e-mail, à Folha.
Por isso, a vítima preferida deles são os usuários comuns, que oferecem menos dificuldade para as ações dos criminosos locais.
"Os bancos têm protegido muito bem o sistema interno de computadores", diz. Mas as pessoas comuns, "menos preocupadas com a segurança e, por isso, com computadores mais vulneráveis" são vítimas potenciais. "Para roubar R$ 1 milhão, eles podem invadir cerca de 10 mil computadores domésticos e roubar R$ 100 de cada um, [uma] ação muito mais fácil [do que invadir um banco]", exemplifica.
Para ter mais segurança em casa, o especialista receita o básico (mas que não é seguido por muitos): o usuário precisa se certificar que o sistema operacional, os aplicativos, o firewall e o antivírus estão atualizados.
Para Hyppönen, um perigo é emergente no mundo da tecnologia de segurança: os portáteis. Ele diz que são poucos os vírus para celulares -até agora, 394 foram detectados, ante mais de 500 mil nos computadores-, mas que se o "problema não for combatido, deve crescer bastante".
Hyppönen chegou ao Brasil ontem, para palestras sobre segurança na internet. Ele atualiza um blog com as últimas descobertas de pragas na internet (www.f-secure.com/weblog). (GVB)


Texto Anterior: TV de bolso
Próximo Texto: WordPress conserta falha de segurança
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.