São Paulo, quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Aprenda a gravar dados em pendrive de forma segura

"Gostaria de saber se existe algum programa para gravar dados em um pendrive que permita protegê-lo contra gravação e impeça que os arquivos sejam apagados"
Mario Celso

Resposta: Existem modelos de pendrive com criptografia própria, como alguns da Sony, enquanto outros modelos possuem software de proteção.
A unidade Flash USB DataTraveler 400, da Kingston, com capacidade de até 8 Gbytes, vem com o software MigoSync, que tem proteção por senha.
O software SecureTraveler, integrado no DT400, permite a criação de uma "zona de privacidade", onde o usuário cria e mantém uma área da unidade protegida por senha para manter os dados seguros.
Para quem já tem um pendrive, uma ótima opção é o software PenSafe, que tem como objetivo proteger os arquivos pessoais, impedindo que eles sejam acessados por terceiros.
Ele funciona tanto em um pendrive como em um disco externo. Para proteger seus arquivos, o caminho é bem simples: basta baixar o programa, que tem pouco mais de 1 Mbyte, no site www.pensave.com.br.
Baixe o arquivo e complete um breve cadastro, em que você deve registrar um nome de usuário e uma senha.
O programa cria um volume oculto que é visto apenas quando o programa é executado.

 


TV em alta definição dos EUA não é compatível a brasileira

"Moro nos Estados Unidos, onde a partir de fevereiro de 2009 a conversão para TV digital será obrigatória. Por conta disso comprei uma televisão HDTV, que pretendo levar para o Brasil assim que retornar. A televisão que eu comprei é uma Samsung LN-T3242H. Ela vai funcionar com os padrões adotados para TV digital no Brasil? Se não, o que posso fazer para que essa TV funcione no Brasil?"
Felipe Barbosa

Resposta: As notícias não são muito boas. Essa TV adota o padrão digital dos Estados Unidos, que é o ATSC.
Esse padrão não é compatível com o que é adotado aqui no Brasil.
Como essa TV recebe canais abertos, pode ser usada para receber os canais convencionais. Por ela usar o padrão de cores NTSC, você verá as imagens em preto-e-branco se não utilizar um conversor Pal-M/NTSC.
Se, no Brasil, você usar TV a cabo ou via satélite é possível que elas transmitam em NTSC.
Na coluna Canal Aberto da Folha Online do dia 25/01/2008 detalhamos as diferenças entre diferentes formatos de TV digital e de sistema de cores.


Texto Anterior: Jogos de simuladores navais têm de barco a submarino
Próximo Texto: Manutenção: Saiba como não deixar o PC muito quente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.