São Paulo, quarta-feira, 13 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

reportagem de capa

Conheça sites para ouvir música na rede

SEM BAIXAR NADA Serviços recomendam artistas semelhantes e permitem criar e compartilhar listas de reprodução

DA REPORTAGEM LOCAL

Ouvir música em mecanismos de busca de MP3 é fácil: basta digitar o nome do artista ou da canção e apertar o play.
No MixTape.me (www.mixtape.me), não é preciso criar uma conta, mas, se você se registrar, pode acrescentar canções à sua biblioteca e criar listas de reprodução. Também dá para ouvir playlists feitas por outros usuários.
O Skreemr (www.skreemr.com) tem como trunfo o AudioRank, sistema que analisa músicas espalhadas pela rede e coloca no topo da lista de resultados os arquivos com melhor qualidade sonora.
Semelhante ao Skreemr e com um visual mais limpo, o Mix Turtle (mixturtle.com) também varre a rede em busca de arquivos sonoros e permite a criação de playlists.
Nos três sites, é possível encontrar música brasileira, mas, se você quer ouvir artistas nacionais, o ideal é recorrer a portais locais -que também contam com música internacional.
A Rádio UOL (radio.musica.uol.com.br) oferece canais divididos por temas (novelas, datas comemorativas etc.) e estilos, além de coletâneas de artistas, como João Gilberto, Jimi Hendrix e Skank.
O Terra Sonora (sonora.terra.com.br) exige cadastro gratuito e instalação do Silverlight, complemento de navegador da Microsoft.
Ao criar uma conta, você pode ouvir 20 horas de música por mês -basta procurar pelo nome do intérprete ou da música. O site oferece recomendações de artistas semelhantes.
Em ambos os serviços, há links para comprar as canções em formato digital, a cerca de R$ 2 por faixa.

Rede social
Para quem quer conhecer novos artistas, uma boa pedida é o Last.fm (www.lastfm.com.br), rede social musical.
Ao criar um perfil no site, você pode digitar o nome de um artista ou de um gênero musical no campo Rádio Last.fm para ouvir canções semelhantes, de acordo com os hábitos dos outros usuários -uma rádio dos Beatles, por exemplo, inclui Rolling Stones e The Who.
Antigamente gratuito, o site agora é pago. Antes de fazer uma assinatura, porém, você pode ouvir até 30 músicas sem gastar nada. Se quiser ter acesso ao acervo depois disso, terá que desembolsar três dólares, euros ou libras mensais.
Rede social focada em música, o MySpace (www.myspace.com) reúne perfis de bandas e cantores.
O site ajudou a impulsionar a carreira de artistas como Arctic Monkeys e Lilly Allen.

Na crista da onda
Aspirantes a DJ podem se divertir no Blip.fm. Para começar, indique na caixa "What are you listening to?" (o que você está ouvindo?) o nome de uma banda ou de uma música, clique em Blip e acrescente uma descrição. Integrado ao Twitter, o site permite publicar no serviço de microblog as músicas que você está ouvindo.
Já quem quer ouvir direto no navegador as recomendações dos blogs de música mais antenados encontra guarida no Hype Machine (hypem.com).
(RAFAEL CAPANEMA)


Texto Anterior: Polêmica: Professora de arte questiona interação demasiada
Próximo Texto: Saiba o que é computação na nuvem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.