São Paulo, quarta-feira, 13 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Projetor é caro, mas cria cinema em casa

ALTA QUALIDADE Produto tem suporte à melhor definição disponível no mercado; manual não traz texto em português

EDUARDO MARQUES
CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR.
ESPECIAL PARA A FOLHA

Neste teste, avaliamos o projetor PT-AE3000U, da Panasonic. Destinado a um público exigente, como videófilos e profissionais do ramo multimídia, o produto é uma excelente opção para pessoas que desejam alta qualidade na exibição de vídeos.
O destaque desse equipamento é o suporte ao padrão Full HD (sigla para Full High Definition ou alta definição plena), tecnologia que permite a exibição de conteúdo digital na mais alta definição disponível em equipamentos presentes no mercado, tal como oferecem reprodutores Blu-Ray, consoles de videogames e receptores de TV digital.
O aparelho possui ajustes na base para controle de inclinação e dois botões giratórios que permitem deslocar de maneira muito satisfatória a projeção em até 40% na horizontal e até 100% na vertical.
A instalação é simples, bastando tomar cuidado com a lente do equipamento e ficar atento para não obstruir locais de captação e exaustão de ar. O produto vem com controle remoto com teclas que ficam iluminadas ao serem pressionadas. Uma das teclas pode ser configurada com uma função específica.
O manual impresso é completo e objetivo, porém não há versão em português, apenas em inglês, espanhol e francês.

Projeção
O PT-AE3000U é capaz de projetar em padrões de alta resolução, como o Full HD. Nesse formato, até 1.080 linhas verticais podem ser exibidas de modo progressivo. Dessa forma, todas as linhas exibidas são atualizadas simultaneamente em uma única varredura. Outros padrões de menor resolução também são suportados, abrangendo padrões com modo não entrelaçado. Nesse modo, a cada varredura, são atualizadas somente as linhas pares ou as ímpares.
A qualidade de imagem projetada é excelente. A fidelidade de cores, a alta qualidade e a nitidez impressionam. O PT-AE3000U é equipado com um processador inteligente de imagem que analisa a frequência do sinal de entrada em cada cena e otimiza a nitidez de forma diferente em cada parte da imagem.

ANSI lumens
A exibição de níveis de preto, sombras e efeitos de luz são muito boas. Essa característica se deve, principalmente, à alta taxa de contraste, de 60.000:1, e à boa intensidade de brilho, de 1.600 ANSI lumens.
Essa é uma medida que define o fluxo luminoso, ou seja, o brilho emitido por uma fonte de luz. Uma vela de parafina, por exemplo, gera aproximadamente 14 lumens. Já uma lâmpada de 100 W, em 110V, gera cerca de 1.200 lumens.
Nos projetores, esse valor usualmente varia de mil até 10 mil. No produto avaliado, a quantidade de lumens é apropriada para salas escuras, como as de um "home cinema".

Critérios
A luminosidade natural e a artificial do ambiente e o tamanho a ser projetado na tela são os critérios que melhor definem a quantidade ideal de lumens para a escolha de um projetor. Os ajustes de zoom e foco são operados de forma simples por meio do controle remoto ou dos controles laterais.
A suavidade nas transições de cenas com variação de luminosidade é garantida por um mecanismo de íris de alta definição. Ativado por meio da opção "Dynamic Iris" no menu, esse recurso atua no ajuste de potência da lâmpada, controle da abertura de luminosidade (íris) e da curva gama (compensação de luminosidade) com bastante eficiência.

Dividido ao meio
O aparelho também conta com um recurso útil que divide a imagem em duas. Dessa forma, dá para comparar resultados de ajustes, como brilho, cor e contraste.
Também é possível salvar ajustes de zoom e foco. Isso é útil, por exemplo, no caso de se alternar entre ajustes de vídeo em formato widescreen para outro em um padrão diferente.

Conectividade
O PT-AE3000U oferece uma grande oferta de entradas de vídeo. Ele tem entradas VGA, AV, S-Vídeo, além de três HDMI e duas Vídeo componente. O produto também conta com uma porta de comunicação serial. Essa porta pode ser usada para conexão com um computador.
Além disso, usando o protocolo RS-232C, é possível controlar o projetor, permitindo operá-lo remotamente por meio de um console serial.

Conclusão
Para os amantes do cinema, o Panasonic PT-AE3000U, lançamento no mercado nacional, apresenta-se como uma excelente opção. Ele se destaca por baixo nível de ruído em operação e recursos de qualidade; o aparelho permite projetar vídeos em até 200 polegadas -tamanho próximo da dimensão de algumas telas de cinema.
O seu preço, de R$ 18.500, pode ser considerado caro para um projetor multimídia; entretanto, sua versatilidade e qualidade de imagem são únicas no mercado nacional.


EDUARDO MARQUES é doutor pela Escola Politécnica da USP e docente do ICMC-USP. CARLOS ROBERTO P. ALMEIDA JR. é bacharelando pelo ICMC-USP.


Texto Anterior: Canal Aberto - José Antonio Ramalho: Aprenda a criar grupos de discussão na internet
Próximo Texto: Cuide de detalhes para fazer uma boa escolha
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.