São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede vai dar dica de vagas para carros

DA "TECHNOLOGY REVIEW"

Nos próximos meses, começa a funcionar, em San Francisco (EUA), a maior rede em malha para monitorar estacionamentos. Cerca de 6 mil sensores serão instalados, pela Streetline, ao lado de vagas. A meta é observar vagas disponíveis, volume e velocidade do trânsito.
A cidade espera que as informações geradas por esses sensores, usadas em mapas on-line, smartphones e letreiros, possam reduzir o tráfego e a poluição gerados pelos carros em circulação.
A Streetline pretende oferecer, por meio da mesma rede, sensores para medir a poluição do ar e os níveis de ruído, além de monitores para iluminação e sistemas de água. "Nós queremos construir um sistema operacional para a cidade", afirmou o presidente da empresa.
Yossi Sheffi, diretor do Centro para Transporte e Logística do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), é cético quanto aos sensores. Estacionamentos mais convenientes atrairão mais carros, sugere Sheffi.
"As cidades não deveriam estimular mais carros na rua. O correto é facilitar o acesso ao transporte alternativo." Ele sugere que os pedágios seriam mais eficazes para a redução do tráfego.


Tradução de FABIANO FLEURY DE SOUZA CAMPOS


Texto Anterior: Tec-tec-tec
Próximo Texto: Via webcam: Hacker colocava espião em PCs que consertava
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.