São Paulo, quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

teste USP

Dispositivo de 500 Gbytes baixa torrent

ARMAZÉM >> ReadyNAS consegue compartilhar arquivos em uma rede e realiza cópias de segurança automaticamente

ALEXANDRE DE LACASSA
ANTONIO CASTELO FILHO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O Netgear ReadyNAS Duo RND2150, fabricado pela empresa Netgear (www.netgear.com.br), é um dispositivo com muitas utilidades além do simples armazenamento/backup de dados.
Equipado com um disco SATA de 500 Gbytes, ele ainda oferece um espaço livre para a instalação de mais um disco rígido dos tipos SATA ou SATA II. Dessa forma, existe a possibilidade de aumento na capacidade de armazenamento.
O ReadyNAS Duo tem 256 Mbytes de memória RAM e 64 Mbytes de memória flash para uso exclusivo do seu sistema.
Ele pode ser usado em redes com máquinas com Windows, Linux ou Mac. Também pode se comunicar com dispositivos DLNA, como os consoles Xbox 360 e PS3.

BitTorrent
Conectado a uma rede de pequeno porte, na casa ou no escritório, o dispositivo permite que o usuário armazene e compartilhe seus arquivos como músicas, fotos e filmes, liberando assim espaço no micro.
O equipamento também oferece um cliente BitTorrent. Dessa forma, o usuário não precisa deixar seu computador ligado para terminar de baixar um arquivo torrent. O produto tem também um servidor iTunes instalado.
Mas todas essas coisas podem ser encontradas em outros dispositivos NAS. O diferencial do ReadyNAS Duo é a quantidade de opções para proteger seus dados.
Ao instalar um novo disco rígido, o ReadyNAS Duo faz automaticamente o espelhamento do disco já existente por meio da tecnologia X-RAID, desde que o segundo disco tenha a capacidade do primeiro. O usuário pode escolher fazer um backup de seus dados armazenados no ReadyNAS Duo simplesmente apertando um botão, depois de conectar um dispositivo de armazenamento na porta USB frontal do equipamento. É possível configurar quais pastas serão copiadas nessa operação.
Utilizando o software NTI Shadow (que acompanha o produto), é possível agendar os backups dos dados do micro. Existe a opção de manter várias versões dos arquivos, gerando cópias conforme os dados são alterados.

Instalação
Para instalar o equipamento, é necessário assegurar que o roteador da rede ao qual ele será ligado esteja configurado para providenciar automaticamente um endereço IP aos dispositivos que são conectados. A instalação do equipamento é simples, basta ligá-lo à energia e ao roteador com um cabo Ethernet, apertar o botão Power e esperar a luz azul parar de piscar.

Configuração e uso
Toda a configuração é feita por meio do navegador instalado no computador. Para facilitar essa operação, o usuário pode instalar o aplicativo ReadyNAS RAIDar, presente no CD.
Esse aplicativo irá detectar o aparelho e fornecer um botão, que deve ser clicado para abrir a página do navegador para configuração. Utilizando o Setup Wizard disponível nessa página, o usuário é direcionado para uma configuração básica do ReadyNAS Duo.
O processo de instalação demora cerca de 20 minutos.

Conclusão
O ReadyNAS Duo é uma boa alternativa para quem quer um servidor de arquivos, principalmente músicas, vídeos e fotos.
As alternativas para proteger os dados são boas. O conjunto faz com que seja muito difícil o usuário perder os seus documentos, qualquer que seja o problema.
Isso torna o ReadyNAS Duo uma ótima opção para proteção dos dados em pequenos escritórios ou para quem trabalha em casa com grandes volumes de dados. A fácil instalação também é um destaque. O preço sugerido (R$ 1.500 no Brasil) ainda é alto, o que prejudica a relação custo/benefício.


ALEXANDRE DE LACASSA é doutorando em computação pelo ICMC-USP e trabalha com geometria computacional. ANTONIO CASTELO FILHO é professor associado do ICMC-USP e trabalha com computação gráfica e mecânica dos fluídos computacional


Texto Anterior: Crime virtual: Hackers usam Twitter para espalhar vírus
Próximo Texto: Canal aberto - José Antonio Ramalho: Acesse e-mail do UOL no Outlook
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.