São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Próximo Texto | Índice

Aproveite melhor o seu e-mail

GUSTAVO PETRÓ
DA REPORTAGEM LOCAL

Todos os dias, mais de 84 bilhões de e-mails circulam pela internet. Quase 40% deles são propaganda não solicitada ou tentativas de enganar o internauta. Mas a maioria é de textos úteis, que revigoram amizades e facilitam o trabalho cotidiano.
Em geral, esses torpedos de breves palavras ou bíblias cheias de textos, fotos e até músicas são transmitidos com o uso de um programa que já vem embutido no Windows, o onipresente sistema operacional da Microsoft, que equipa mais de 90% dos computadores pessoais do mundo.
Por isso, conhecer um pouco mais desse software, o Outlook Express, é decisivo para que você possa aproveitar melhor os recursos disponíveis na rede.
Há, por exemplo, opções para você organizar suas correspondências e personalizar as mensagens enviadas. Assinatura, papel de carta e cartão de visita são alguns dos recursos úteis para ter um e-mail original.
A criação de pastas colabora na organização dos e-mails recebidos e dá condições para que você estabeleça regras e classificações para enviar a mensagem para um local específico.
Para você acessar seu e-mail em qualquer lugar, de qualquer computador, surgiram os serviços de mensagens baseados na internet -os webmails. Eles também têm recursos que podem aumentar sua produtividade ao trabalhar com as mensagens eletrônicas.
Mas muito cuidado: o e-mail também é a porta de entrada para a maior parte dos vírus e dos arquivos maliciosos, que podem danificar seus documentos ou causar outros problemas. Neste ano, a consultoria norte-americana IDC calcula em 31 bilhões o número de mensagens indesejadas que são transmitidas no mundo por dia. Isso é equivalente ao total de e-mails que eram mandados diariamente em 2002.
Por conta disso, é bom ter um antivírus sempre atualizado e é indicado ter cautela antes de abrir as mensagens.
Nesta edição, você vai conhecer algumas das principais funções do Outlook Express e de programas de webmail. Também verá dicas de especialistas para usar melhor o potencial do correio eletrônico.


Próximo Texto: Tec-tec-tec
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.