São Paulo, quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário sueco exalta a pirataria na rede

Vídeo com download gratuito mostra bastidores do Pirate Bay, o principal portal de BitTorrent

DA REPORTAGEM LOCAL

Uma apologia à pirataria ou um manifesto contra as leis que protegem os direitos autorais? Quem assistir a "Steal This Film" (Roube Este Filme) poderá decidir depois de ouvir os argumentos dos suecos que mantêm o maior portal de arquivos BitTorrent do mundo, o Pirate Bay (www.piratebay.org). Disponível gratuitamente em www.stealthisfilm.com, o documentário sobrepõe provocações e desafios.
Os depoimentos dos participantes do site, que oferece links para baixar mais de 150 mil discos e filmes, relembram a ação em conjunto dos governos da Suécia e dos EUA, que resultou no fechamento temporário do Pirate Bay no primeiro semestre deste ano.
Logo depois, dizem que, devido às notícias de que o portal acabaria definitivamente, o número de usuários dobrou e várias doações foram feitas por fãs. Segundo o filme, metade das pessoas que usam a rede de trocas BitTorrent usa também os serviços do Pirate Bay.
"Hoje, se alguém tirar o Pirate Bay do ar, voltaríamos ao normal em algumas horas em vez de em alguns dias", diz o administrador do PB, Anakata.
O humor é outra marca de "Steal This Film". Trechos de propagandas contra a pirataria são ironizados. A segunda parte do documentário está sendo planejada (stealthisfilm.wikidot.com). (JB)


Texto Anterior: Entretenimento: Feira traz ao Brasil sistemas que lutam pelo trono do DVD
Próximo Texto: Internet: Fetichistas saem do armário e mostram seus desejos na rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.