São Paulo, quarta-feira, 13 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Compare os consoles e saiba escolher o seu

DA REPORTAGEM LOCAL

As principais opções no mercado de consoles domésticos são o PlayStation 2, da Sony, o Xbox, da Microsoft, e o GameCube, da Nintendo. Dos três, o mais barato e o único que teve lançamento oficial no Brasil é o GameCube, que pode ser adquirido, com um controle e um jogo, por R$ 749 (veja quadro nesta página). Embora tenha bons jogos, o console da Nintendo é prejudicado pela escassez de títulos -na comparação com o PlayStation 2 (PS2)-, que se deve a fatores tecnológicos e de mercado. A própria fabricante já centra esforços em seus próximos produtos (leia texto nesta página).
A máquina mais avançada é o Xbox, que produz os melhores gráficos e tem adaptador de rede e disco rígido embutidos (essas peças podem ser instaladas no PS2 atual, mas são vendidas à parte).
O adaptador só funciona com banda larga e exige que o usuário faça uma assinatura do serviço Xbox Live, que custa US$ 49,99 anuais e tem mais de 1 milhão de usuários. O disco serve para armazenar atualizações e gravações de progresso nos jogos -com 10 Gbytes, tem muito mais capacidade do que os cartões de memória de 8 Mbytes do PlayStation 2.
Além disso, o Xbox pode ser convertido em computador (isso requer a instalação de um chip, que deve ser feita por um técnico).
Apesar de suas qualidades e de títulos exclusivos, como Halo e Doom 3, o Xbox também fica atrás do console da Sony no quesito variedade de jogos.

PlayStation 2
Com mais de 72 milhões de unidades vendidas no mundo, o PlayStation 2 é o mais fraco graficamente, mas detém liderança absoluta em games. Para quem gosta de esportes sua dianteira é inquestionável: só o PS2 tem jogos da Olimpíada de Atenas e da temporada 2004 da Fórmula 1, e o melhor game de futebol -Winning Eleven 8- é exclusivo da Sony no mundo dos consoles. O PS2 também aceita disco rígido e pode ser transformado em PC, mas isso não é trivial -requer a instalação de programas cujo uso é mais complexo. O console custa mais do que o GameCube, mas é menos caro do que o Xbox.
A máquina da Sony também exige a instalação de um chip modificador -modchip- caso o usuário queira rodar cópias de games (considerando o alto preço dos jogos e o desgaste natural sofrido pelos discos, fazer backups caseiros pode ser considerado uma providência legítima). (BG)

Texto Anterior: Seqüências investem em multijogador
Próximo Texto: Onde encontrar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.