São Paulo, quarta-feira, 13 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instale softs necessários para ver, editar e gravar vídeos

DA REPORTAGEM LOCAL

Existem duas maneiras de ver vídeos pela internet: baixar os arquivos com o programa KaZaA Lite ou assistir a eles por "streaming" (transmissão instantânea via rede).
Como os arquivos de vídeo são muito grandes, baixar filmes pelo KaZaA Lite só é viável para quem tem uma conexão rápida. Se você tem uma, pode se beneficiar do programa Sig2Dat, que funciona integrado a um site e ajuda o usuário a evitar arquivos falsos na hora de baixar filmes. Os vídeos podem ser vistos no próprio KaZaA Lite, mas é preciso instalar o programa DivX.
Adotado pelos sites que distribuem filmes on-line, o "streaming" é mais acessível, pois funciona em PCs com qualquer tipo de acesso à internet. Para ver transmissões desse tipo, você vai precisar do programa RealOne (8,6 Mbytes; www.download.com). Se você tem uma conexão de banda larga, vale a pena instalar também o QuickTime, que está em www.apple.com/quicktime/download (download de 10 Mbytes).

Edição
Geralmente é desnecessário pegar um programa de edição na internet: ao adquirir uma placa de captura de vídeo, o usuário já recebe um software do tipo. Uma exceção cabe aos usuários do Windows XP: se o seu micro tem esse sistema, vale a pena testar o Windows Movie Maker 2, que é gratuito e está em www.microsoft.com/windowsxp/
moviemaker/downloads/moviemaker2beta.asp
(8,1 Mbytes).
Como o Movie Maker 2 não pode ser removido do PC, é importante acionar o recurso Restauração do sistema antes de instalá-lo. Para fazer isso, clique em Iniciar, Programas, Acessórios, Ferramentas do sistema, Restauração e Criar um ponto.

Gravação
Você pode criar discos de vídeo usando um gravador de CDs comuns. Basta instalar os programas TMPGEnc e Nero. Com eles, você poderá gravar nos formatos Video CD e Super Video CD, que funcionam em tocadores de DVD comuns.
O Video CD (VCD) é compatível com mais tocadores, mas oferece menor qualidade.
O Super Video CD (SVCD) reduz a quantidade de vídeo que pode ser gravada em cada disco, mas preserva a resolução da imagem. Nos dois casos, o tocador precisa ser compatível com mídia gravável (CD-R).
Além disso, o micro usado na gravação tem de ser potente: durante os testes realizados, um Pentium III de 450 MHz levou seis minutos para processar cada minuto de vídeo comprimido com o TMPGEnc. (BG)



Texto Anterior: Cinema digital: Internet rápida dá acesso a filmes on-line
Próximo Texto: Sites exibem títulos via rede
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.