|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
consumo
Todos contra o iPod
APRESENTANDO ARMAS Fabricantes de tocadores rivalizam com o modelo da Apple, que ainda é absoluto no mercado
MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL
Se os alienígenas fossem invadir a Terra, um bom plano seria se passarem por iPods: desde seu lançamento, em 2001,
foram vendidos mais de 70 milhões deles. O sucesso instantâneo do aparelhinho fez com
que a Apple se consagrasse dona do mercado mundial de tocadores. Nos EUA, a fatia abocanhada por ela chega a 70%.
O sucesso despertou o olho
gordo das empresas rivais, que
não perderam tempo em lançar
no mercado uma infinidade de
tocadores que prometiam acabar com o reinado da marca da
maçã -feito ainda não realizado por nenhuma delas.
Quem mostra estar chegando mais perto disso é a Microsoft, com seu Zune, lançado em
novembro. Uma pesquisa da
Reuters revelou que 35% dos
consumidores interessados em
adquirir um Zune irão usá-lo
para substituir um tocador que
já possuem. Na primeira semana de vendas, o potencial do
produto da Microsoft já ficou
evidente: suas vendas deram à
empresa 9% do mercado norte-americano de tocadores.
Ainda assim, o caminho dessa batalha se mostra longo e
tortuoso. Quando deparados
com uma lista de portáteis musicais, 80% dos participantes da
pesquisa disseram que comprariam um iPod, enquanto 7%
optaram pelo Zune -era possível escolher mais de um modelo a ser adquirido. O estudo foi
realizado com 450 consumidores que disseram ter interesse
em comprar um tocador de
música digital. Desse total, apenas 20% já eram proprietários
de um aparelho do tipo; para os
demais, a aquisição ocorreria
pela primeira vez.
Novidades
Uma arma das fabricantes de
tocadores para seduzir o consumidor é oferecer funções diferenciadas. O Max-Joy, da
Maxfield, vem com função que
restringe o volume ao máximo
de 60 decibéis, protegendo o
usuário de danos auditivos.
Já o Dada Code M é um tocador embutido no tênis, que ainda vem com alto-falantes nas
laterais. Também é possível ouvir as músicas pelos fones de
ouvido sem fio.
A RCA oferece o Lyra X3000,
que grava e reproduz vídeos em
LCD. Com 20 Gbytes de memória interna, sai por US$ 399.
Com 2 Gbytes e rádio FM, o
MobiBLU B153 aposta numa
bateria de vida longa: promete
nada menos do que 153 horas.
Texto Anterior: Games: Na hora da diversão, os PCs superam os videogames Próximo Texto: iPod nano Índice
|