São Paulo, quarta-feira, 13 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

consumo

Todos contra o iPod

APRESENTANDO ARMAS Fabricantes de tocadores rivalizam com o modelo da Apple, que ainda é absoluto no mercado

MARIANA BARROS
DA REPORTAGEM LOCAL

Se os alienígenas fossem invadir a Terra, um bom plano seria se passarem por iPods: desde seu lançamento, em 2001, foram vendidos mais de 70 milhões deles. O sucesso instantâneo do aparelhinho fez com que a Apple se consagrasse dona do mercado mundial de tocadores. Nos EUA, a fatia abocanhada por ela chega a 70%.
O sucesso despertou o olho gordo das empresas rivais, que não perderam tempo em lançar no mercado uma infinidade de tocadores que prometiam acabar com o reinado da marca da maçã -feito ainda não realizado por nenhuma delas.
Quem mostra estar chegando mais perto disso é a Microsoft, com seu Zune, lançado em novembro. Uma pesquisa da Reuters revelou que 35% dos consumidores interessados em adquirir um Zune irão usá-lo para substituir um tocador que já possuem. Na primeira semana de vendas, o potencial do produto da Microsoft já ficou evidente: suas vendas deram à empresa 9% do mercado norte-americano de tocadores.
Ainda assim, o caminho dessa batalha se mostra longo e tortuoso. Quando deparados com uma lista de portáteis musicais, 80% dos participantes da pesquisa disseram que comprariam um iPod, enquanto 7% optaram pelo Zune -era possível escolher mais de um modelo a ser adquirido. O estudo foi realizado com 450 consumidores que disseram ter interesse em comprar um tocador de música digital. Desse total, apenas 20% já eram proprietários de um aparelho do tipo; para os demais, a aquisição ocorreria pela primeira vez.

Novidades
Uma arma das fabricantes de tocadores para seduzir o consumidor é oferecer funções diferenciadas. O Max-Joy, da Maxfield, vem com função que restringe o volume ao máximo de 60 decibéis, protegendo o usuário de danos auditivos.
Já o Dada Code M é um tocador embutido no tênis, que ainda vem com alto-falantes nas laterais. Também é possível ouvir as músicas pelos fones de ouvido sem fio.
A RCA oferece o Lyra X3000, que grava e reproduz vídeos em LCD. Com 20 Gbytes de memória interna, sai por US$ 399. Com 2 Gbytes e rádio FM, o MobiBLU B153 aposta numa bateria de vida longa: promete nada menos do que 153 horas.


Texto Anterior: Games: Na hora da diversão, os PCs superam os videogames
Próximo Texto: iPod nano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.