São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SOM DIGITAL

Décima versão do tocador da RealNetworks executa boa parte dos formatos de áudio e vídeo existentes na rede

Real ganha forças para disputar espaço

ALEXANDRE MANDL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

A RealNetworks lançou, na Consumer Electronics Show 2004, a décima versão do RealPlayer, software tocador de arquivos de áudio e vídeo.
O novo produto traz como destaques a compatibilidade com diversos formatos de arquivo, uma melhor taxa de compressão de áudio e vídeo e uma série de facilidades para gravar CDs.
Além disso, segundo a empresa, é possível copiar CDs para o disco rígido sem perder qualidade sonora -mesmo assim, cai o tamanho dos arquivos (conversão lossless). Também promete compatibilidade com gravações multicanal (surround). Os dois recursos já estavam disponíveis no seu concorrente, o Windows Media Player 9.
O RealPlayer 10 mudou em relação às versões anteriores, a começar pela interface gráfica. A tela de apresentação agora mistura tons de cinza com verde-claro. Os ícones estão bem dispostos no rodapé da tela, de forma que o usuário tenha acesso a todos os recursos do programa em poucos cliques.
Além do banho de loja, o RealPlayer 10 traz funções como a facilidade para organizar uma biblioteca de arquivos multimídia, o que pode melhorar suas condições para competir com o Windows Media Player 9, da Microsoft, e com o Winamp, da AOL.
A compatibilidade do programa é um item que facilita a vida dos internautas. O software executa MP3, arquivos do Windows Media Player, DVDs e até mesmo o formato defendido pelo Apple iTunes, o Advanced Audio Coding (AAC). Mas para ler padrões bastante usados, como o .avi, é preciso atualizar o programa e fazer a reinicialização.
Além dos formatos de arquivo, a novidade também reconhece produtos como o tocadores da Creative, a maioria dos tocadores da Sony e o Nokia 3300.
Medições da empresa afirmam que a tecnologia do novo tocador chega a ser até 30% mais rápida na transmissão de dados pela internet do que o RealPlayer 9.

Falhas
Durante os testes, realizados com uma versão gratuita, o software confirmou a compatibilidade de arquivos, mas mostrou diversas falhas que ainda precisam ser corrigidas.
O problema que mais chamou a atenção é que o tocador se recusa a gravar CDs com arquivos em Windows Media Audio, de extensão .wma. Questão complicada, uma vez que boa parte das lojas on-line vendem faixas de CDs no formato da Microsoft.
Embora a RealNetworks afirme que o seu lançamento é compatível com o iTunes, isso não foi confirmado. O software não tem um drive para o produto na lista apresentada na seção Atualização.
Para quem quiser experimentar o lançamento, ele pode ser baixado no site da RealNetworks (www.realnetworks.com.br). A configuração mínima ideal é processador de 300 MHz, 128 Mbytes de memória RAM, Windows 98 e Internet Explorer. Usuários de Linux podem baixar o Helix Player (player.helixcommunity.org)

Loja on-line
O internauta americano ganhou também mais uma opção para comprar músicas na internet. A RealNetworks anunciou a RealPlayer Music Store (www.real.com/musicstore), uma evolução da sua antiga loja on-line Rhapsody. A novidade do website é que ele já é integrado ao RealPlayer 10 e não vende arquivos no formato Real Audio ou Windows Media Audio (WMA), como o Napster e a BuyMusic.Com utilizam.


Texto Anterior: Canal aberto: Instale novo Windows sem afetar arquivos
Próximo Texto: Troca de músicas cai 50% nos EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.