São Paulo, quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

canal aberto

José Antonio Ramalho - canalaberto@uol.com.br

Faça publicações eletrônicas parecidas com revistas reais

Se você gera algum tipo de material impresso e gostaria de compartilhar uma versão on-line desse documento, pode criar livros ou folhetos eletrônicos. Existem diversos sites que auxiliam na montagem de uma publicação eletrônica.
É claro que a leitura de um livro em papel é um prazer que os meios eletrônicos ainda não conseguiram suprir. Tentar tornar melhor a experiência de leitura em suporte digital é um desafio.
Existem diversos formatos de livros eletrônicos, ou e-books. Alguns são estáticos, sem nenhum tipo de interatividade ou animação. Muitos sites que oferecem livros eletrônicos disponibilizam arquivos PDF para o usuário. Esses arquivos podem ser lidos on-line ou baixados no micro.
Outra tendência são os flip-books. Os flip-books permitem folhear uma publicação eletrônica como se fosse livro ou revista. Você clica na beirada da página e a folha é virada.
Produzir esse tipo de animação não é complicado. Existem programas que transformam um PDF em um flip-book. Outros funcionam como um editor no qual você insere textos e fotos numa interface própria.
O leitor verá a seguir opções. Algumas são gratuitas e outras funcionam com algum tipo de pagamento, seja por mensalidade ou seja por publicação.
O site www.flashpageflip.com oferece uma versão gratuita de seu produto para criação de flip-book on-line.
Já o www.pagegangster.com faz a criação do flip-book on-line. Você faz o upload de um PDF e ele gera um link com uma amostra. É preciso comprar o resultado final.
O www.emagcreator.com oferece um programa que permite criar um e-book baseado em um documento PDF.
Em www.wildflip.com, há opções de serviço para a criação ou a venda de software para a produção de animação.
As versões gratuitas normalmente apresentam alguma limitação de tamanho, tempo ou número de páginas que podem ser criadas. Portanto, para fazer um uso profissional dos recursos, é recomendável avaliar e optar pela versão paga desses programas.
Se você tem um documento PDF, é simples publicá-lo na forma de um flip-book.
Entre no site www.pagegangster.com e clique no botão Convert PDF.
Na tela seguinte, clique no botão Browse e selecione o PDF. Clique no botão Next para continuar.
Na próxima tela, dê um título para a publicação. Depois clique em Next e informe um e-mail em que você será notificado para ver sua publicação.
Confirme o e-mail e a linguagem do player que será usado. Pressione os botões Next e Finish na página seguinte. Se quiser ver exemplos desses livros, acesse o link www.pagegangster.com/eng/point/demo.
Se preferir montar um flip-book em seu micro, baixe a versão gratuita do eMagCreator.
Usando o assistente, fica muito fácil. Basta selecionar o PDF e deixar o assistente montar o resto.
Após informar o nome do arquivo, o programa analisa o seu conteúdo. Isso pode demorar alguns minutos. Depois é só seguir as instruções.


Texto Anterior: Estande
Próximo Texto: Consumo: Conquest tem batalhas épicas, mas limitadas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.