São Paulo, quarta-feira, 14 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

games

Mundo virtual 3D abriga donos de PS3

GDC Evento para criadores de jogos reafirma tendência da diversão on-line

Reprodução
Tela do PlayStation Home, mundo virtual para proprietários do console de última geração da Sony, mostrado em San Francisco


THÉO AZEVEDO
ENVIADO ESPECIAL A SAN FRANCISCO

Numa tentativa de resgatar do esquecimento do mercado seu console de última geração, a Sony anunciou, na semana passada, a criação de um mundo virtual para os donos de PS3.
Mostrado em San Francisco, na Game Developers Conference, evento anual voltado aos produtores de games, a Play- Station Home é uma comunidade que lembra o Second Life.
O jogador assume a pele de um avatar, que pode ganhar novas roupas -compradas com a moeda virtual da Sony.
A comunidade virtual, que será gratuita, começará a ser testada entre agosto e outubro deste ano, com lançamento em seguida. A versão definitiva da PlayStation Home deve entrar no ar até o final deste ano.

Atraso
O anúncio da PlayStation Home não chega a ser uma surpresa, já que a Sony, em termos de comunidades virtuais, perde de goleada para a concorrente Microsoft, cuja rede Xbox Live acaba de atingir a marca de 6 milhões de usuários.
A principal diferença entre ambas as redes -a do PS3 chama-se PlayStation Network- é que a Microsoft prefere administrar a sua, modelo que vem se provando eficiente, enquanto a Sony deixa que cada produtora decida como fazê-lo.
Enquanto isso, a Nintendo corre por fora com um sistema on-line para o Wii -que, até agora, não tem games compatíveis com o multijogador. Em compensação, a rede da Nintendo traz canais com notícias e previsão do tempo.
Na GDC, a companhia revelou que está trabalhando em um novo canal, para comparar avatares dos jogadores e promover concursos entre eles.

Participação morna
Neste ano, a Microsoft exibiu versões de games do Xbox 360 já disponíveis, como Crackdown e Gears of War.
A empresa destacou a Windows Live, o equivalente para PC da rede on-line do Xbox 360. Para usufruir da novidade, será preciso pagar US$ 50 anuais, o que dá direito a partidas multijogador .

CACHORRO NO FABLE 2
Os jogadores poderão ter um cão em Fable 2, que está sendo desenvolvido para o Xbox 360. Além de oferecer amor e lealdade incondicionais, o animal ataca inimigos e, claro, corre atrás do próprio rabo. No game, o protagonista tem sua família, faz sexo e pode ter filhos.
ARMA DE CRIAÇÃO
A Sony anunciou o lançamento do PlayStation Edge, um conjunto gratuito de ferramentas para criação de games do PlayStation 3. A Microsoft tem uma ferramenta similar, mas voltada ao Xbox 360.

MELHOR DO ANO
Gears of War, para Xbox 360, foi considerado o melhor título de 2006 pelos próprios produtores de jogos, em evento paralelo à GDC.

PAU NO WII
O console da Nintendo foi esculhambado por Chris Hecker, um dos produtores de jogo Spore, da Maxis. Ele criticou a baixa capacidade gráfica do aparelho que, segundo ele, equivale a "dois GameCubes unidos com fita adesiva". Dias depois, ele pediu desculpas e elogiou as inovações do console.

PALMAS
O pai do simpático Mario Bros, Shigeru Miyamoto, exaltou a visão criativa da Nintendo, que produziu games acessíveis a uma grande audiência.

BRINCADEIRA CRIATIVA
O jogo LittleBigPlanet (PS3), previsto para 2008, permite que os jogadores criem suas próprias brincadeiras, controlando personagens e interagindo com os cenários.


Texto Anterior: Segurança: Sistema de proteção on-line da Microsoft atinge Outlook
Próximo Texto: Consumo: Virando o disco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.