São Paulo, quarta-feira, 14 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Descontos são as ações preferidas

DA REPORTAGEM LOCAL

O retuíte -retransmitir mensagens postadas por outros usuários- é a forma mais simples que as empresas encontram para aumentar o número de seguidores e a exposição da própria marca. Para estimular os internatuas a retuitarem as mensagens, muitas vezes as empresas recorrem a promoções.
Os perfis da Camiseteria (@camiseteria) e do Submarino (@novo_submarino) dão descontos exclusivos para quem seguir e retuitar as mensagens. Até mesmo restaurantes como o Paris 6 (@paris_6) e editoras como a L&PM (@lepm_editores) aderiram à prática, distribuindo almoços com descontos e sorteando livros, respectivamente.
Uma rápida busca por promoções na barra de pesquisa do Twitter revela uma avalanche de ofertas de outras empresas e até de usuários comuns, como DJs.
"É um vício das empresas tentar vender o tempo inteiro. Campanhas promocionais desse tipo encontram o ambiente ideal no Twitter", diz Claudio Torres.
"Esse comportamento abre uma oportunidade para o Twitter cobrar por acesso para os perfis empresariais" diz Alexandre Campos, professor de mestrado em tecnologia digital da PUC-SP.
A profusão é tamanha que alguns perfis do microblog se especializaram em agrupar as promoções. O BuscaDescontos (@buscadescontos) e o Achei Promoção (@achei_promocao) são dois exemplos.
Já o site PromoTweets (promotweets.com.br) é um site que que agrega promoções (produtos em oferta, sorteios, concursos, descontos) divulgadas pelo Twitter. Os resultados são mostrados em tempo real. (AO)


Texto Anterior: Falta de planejamento causa problemas em ações na rede
Próximo Texto: Maior rede social do país, Orkut ainda atrai marcas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.